10 erros mais comuns ao utilizar crédito pessoal

porFernando Pinheiro

10 erros mais comuns ao utilizar crédito pessoal2 min read

Abaixo segue uma lista simples, que serve como lembrete, dos erros mais comuns na utilização do crédito pessoal, o qual pode se tornar um verdadeiro pesadelo para as famílias brasileiras.

1 – Não usar o crédito: crédito é uma bênção, desde que usado dentro do limite de orçamento, da capacidade de pagamento; possibilita desfruto de produtos e serviços que estariam inacessíveis sem ele;
2 – Emprestar nome a terceiros, mesmo para bons e velhos amigos;
3 – Decidir por impulso;
4 – Não pesquisar antes de comprar em pelo menos 3 empresas concorrentes, ou por sites como buscapé ou 1000 milhas os quais buscam por centenas de sites e lhe entregam o preço mais baixo cotado;
5 – Não ler contratos;
6 – Usar cheque especial;
7 – Usar crédito rotativo do cartão;
8 – Permitir acúmulo de dívidas;
9 – Esperar caducar uma dívida, a lei permite que seu nome saia das listas do SPC e SERASA, depois de 5 anos, mas se o credor entrar na justiça e o juiz entender por bem, você pode ter de vender seus próprios bens para quitá las.
10 – Não manter em mente uma porcentagem limite de endividamento. São felizes aqueles que tem compromissados apenas 30 ou 40% de sua renda com contas fixas e correntes.

Conclusão,

Ao ler os erros mais comuns sobre a utilização do crédito a tarefa pode parecer simples, no entanto, muitas vezes nos esquecemos destas pequenas diretrizes, em especial por não atentarmos que somos criaturas essencialmente baseadas em emoções, isto é, muitas de nossas decisões são realizadas não porque realmente analisamos todos os prós e contras de uma determinada compra ou aquisição de crédito, como parece, mais sim por fatores emocionais. Um livro bacana neste sentido que li ha algum tempo é o livro de Robert Cialdini o qual ensina como ser persuasivo sem se deixar influenciar.

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta