30 Perguntas e Respostas sobre Bitcoin

porFernando Pinheiro

30 Perguntas e Respostas sobre Bitcoin21 min read

Por meio das Perguntas e Respostas, saiba quase tudo sobre este ativo digital que está se tornando uma opção de investimento para aqueles que sabem como poupar e investir bem. Perceba que, sendo um investimento de risco, limite seu capital na entrada com este ativo em sua carteira.

1 – O que é Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital ponto a ponto distribuída que pode ser transferida instantaneamente e com segurança entre duas pessoas no mundo. É como dinheiro eletrônico que você pode usar para pagar amigos ou comerciantes.

2 – O que são bitcoins?

Bitcoins são a unidade monetária do sistema Bitcoin. Uma abreviação comumente usada para isso é “BTC” para se referir a um preço ou valor (por exemplo, “100 BTC”). Um bitcoin é apenas um número associado a um endereço de bitcoin . Um bitcoin físico é simplesmente um objeto, como uma moeda, com o número cuidadosamente incorporado. 

3- Como posso obter bitcoins?

Existem várias maneiras de adquirir bitcoins:

  • Aceite bitcoins como pagamento por bens ou serviços.
  • Você pode comprar bitcoins de Bitit Coinbase , PayBis , Mercado Bitcoin
  • Existem vários serviços onde você pode trocá-los por moeda tradicional. Existem sites de comparação de preços nos quais você pode comparar preços em várias bolsas, corretores e revendedores
  • Você também pode comprar bitcoins usando caixas eletrônicos Bitcoin localmente na sua área.
  • Encontre alguém para trocar dinheiro por bitcoins pessoalmente através de um diretório local .
  • Participe de um pool de mineração .
  • Se você possui muito hardware de mineração, pode minerar sozinho e tentar criar um novo bloco (atualmente gera 12,5 bitcoins mais taxas de transação).

4- O Bitcoin garante um influxo de dinheiro grátis?

Como o Bitcoin é uma nova tecnologia, o que é e como funciona pode ser inicialmente incerto. Às vezes, o Bitcoin é apresentado como uma das três coisas:

  1. Algum tipo de golpe on-line ‘fique rico rapidamente’.
  2. Uma brecha na economia de mercado, cuja instalação garante um fluxo constante de dinheiro.
  3. Um investimento seguro que quase certamente renderá lucro.

De fato, nenhuma das opções acima é verdadeira. Vamos olhar para eles de forma independente.

5 – O Bitcoin é um esquema de enriquecimento rápido?

Se você passou muito tempo na Internet, provavelmente viu anúncios de muitos esquemas de enriquecimento rápido. Esses anúncios geralmente prometem enormes lucros por pequenas quantidades de trabalho fácil. Tais esquemas geralmente são esquemas de pirâmide / matriz que ganham dinheiro com seus próprios funcionários e não oferecem nada de valor real. A maioria convence quem compra pacotes que os fazem ganhar centenas por dia, o que de fato faz com que o comprador distribua mais anúncios desse tipo e obtenha lucros mínimos.

Bitcoin não é de forma alguma semelhante a esses esquemas. Bitcoin não promete lucros inesperados. Não há como os desenvolvedores ganhar dinheiro com seu envolvimento ou tirar dinheiro de você. Que bitcoins são quase impossíveis de adquirir sem o consentimento do proprietário representa um dos seus maiores pontos fortes. Bitcoin é uma moeda virtual experimental que pode ter sucesso ou falhar. Nenhum de seus desenvolvedores espera ficar rico com isso.

6 – Como investimento, o Bitcoin é uma coisa certa?

O Bitcoin é uma moeda eletrônica nova e interessante, cujo valor não é apoiado por nenhum governo ou organização. Como outras moedas, vale algo em parte porque as pessoas estão dispostas a trocá-lo por bens e serviços. Sua taxa de câmbio flutua continuamente e, às vezes, de maneira descontrolada. Falta ampla aceitação e é vulnerável à manipulação por partes com financiamento modesto. Incidentes de segurança como comprometimento de site e conta podem desencadear grandes vendas. Outras flutuações podem gerar loops de feedback positivo e causar flutuações na taxa de câmbio muito maiores. Quem coloca dinheiro no Bitcoin deve entender o risco que está assumindo e considerá-lo uma moeda de alto risco. Mais tarde, à medida que o Bitcoin se torna mais conhecido e amplamente aceito, ele pode se estabilizar, mas por enquanto é imprevisível.

7 – Posso comprar bitcoins com Paypal?

Embora seja possível encontrar um indivíduo que deseja vender Bitcoin para você via Paypal, a maioria das trocas não permite financiamento via PayPal. Isso ocorre devido a casos repetidos em que alguém paga bitcoins com o Paypal, recebe seus bitcoins e, de forma fraudulenta, reclama com o Paypal que nunca recebeu sua compra. O PayPal geralmente acompanha o comprador fraudulento nesse caso, o que significa que qualquer vendedor precisa cobrir esse risco com taxas mais altas ou se recusar a aceitar o PayPal completamente.

Ainda é possível comprar Bitcoins de indivíduos dessa maneira, mas exige que o vendedor tenha alguma confiança de que o comprador não entrará com uma reclamação no PayPal para reverter o pagamento.

8 – O Bitcoin pode ser encarado como uma nova tecnologia?

A tecnologia subjacente do Bitcoin é chamada de cadeia de blocos , uma cadeia de blocos sempre crescente. Este termo significa um banco de dados distribuído ou razão pública de ativos que consiste em blocos com transações. Cada nó da rede possui uma cópia desse banco de dados.

Para transferir fundos, o remetente precisa assinar uma mensagem com 1. O valor da transação 2. Informações do destinatário por meio de sua chave privada criptográfica. Depois disso, a transação será transmitida para a Rede Bitcoin e depois incluída no livro público. Usando o serviço baseado na Web, o Block Explorer, qualquer pessoa pode verificar dados históricos e em tempo real sobre as transações de bitcoin sem a necessidade de baixar o software.

A tecnologia blockchain é reivindicada como uma inovação, pois abre portas para novos aplicativos relacionados à transferência de valor. Contratos inteligentes é apenas um exemplo dessa aplicação.

9 – De onde os Bitcoins são gerados?

Enquanto as moedas são cunhadas, o papel-moeda é impresso, o dinheiro digital é extraído.

As regras de funcionamento da mineração de Bitcoin são definidas pelo protocolo Bitcoin e implementadas em seu software. A criptomoeda Bitcoin usa o algoritmo POW (prova de trabalho) para criar suprimento de bitcoins e verificar transações. Também é reivindicada ser uma das possíveis defesas contra ataques de DoS. Para evitar isso, a rede exige dos mineradores que comprovem que algum trabalho foi realizado por eles (daí o nome, prova de trabalho).

A rede fornece aos mineradores um quebra-cabeça matemático difícil de resolver, mas fácil de verificar computacionalmente. O mineiro usa energia computacional para resolver o problema de matemática indicado, a fim de produzir o bloco válido. Após a conclusão do desafio, o mineiro envia seu trabalho para outros nós para validação. Em troca, o mineiro que encontrou um bloco recebe primeiro uma recompensa e taxas de transação incluídas nesse bloco.

Nota : A dificuldade desse quebra-cabeça matemático aumenta com o crescente número de mineiros. Com o aumento da dificuldade, torna-se impossível extrair individualmente, portanto, os mineradores precisam ingressar nas piscinas de mineração.

Os blocos são extraídos a cada 10 minutos, em média, e nos primeiros quatro anos (210.000 blocos), cada bloco inclui 50 novos bitcoins. À medida que a quantidade de poder de processamento direcionada à mineração muda, a dificuldade de criar novas bitcoins muda. Esse fator de dificuldade é calculado a cada bloco de 2016 e baseia-se no tempo necessário para gerar os blocos de 2016 anteriores.

10 – Onde posso encontrar um fórum para discutir o Bitcoin?

Neste link há uma hastag no Facebook onde axistem conversas sobre https://www.facebook.com/hashtag/bitcoin n.

11 – Qual é o número total atual de bitcoins existentes?

Veja também o gráfico Total de bitcoins na circulação

O número de blocos vezes o valor da moeda de um bloco é o número de moedas existentes. O valor da moeda de um bloco é de 50 BTC para cada um dos primeiros 210.000 blocos, 25 BTC para os próximos 210.000 blocos, depois 12,5 BTC, 6,25 BTC e assim por diante.

12 – Quão divisíveis são os bitcoins?

Um bitcoin pode ser dividido em 8 casas decimais. Portanto, 0,00000001 BTC é o menor valor que pode ser tratado em uma transação. Se necessário, o protocolo e o software relacionado podem ser modificados para lidar com quantidades ainda menores.

13 – Como chamo as várias denominações de bitcoin?

Diferentemente da maioria das moedas, os valores do Bitcoin são altamente divisíveis. Isso levou ao desejo de criar nomes para denominações menores de quantias de bitcoin, especialmente porque as transações envolvendo bitcoins inteiros não são mais tão comuns. O Bitcoin é descentralizado, então não há organização que possa definir nomes oficiais para as unidades. Portanto, existem muitas unidades diferentes com diferentes graus de popularidade. A partir de 2014, as unidades mais comuns são bitcoins, bits e satoshi: 1 bitcoin = 1 000 000,00 bits = 100 000 000 satoshi.

O bitcoin (abreviado BTC ou XBT ) é a unidade usada no software da carteira Bitcoin original criado por Satoshi Nakamoto . Não há nada de especial nesta unidade, mas é de longe a unidade mais comum devido à tradição.

O menor valor que a rede Bitcoin suporta o envio é o satoshi (às vezes abreviado por sat ), cem milionésimo (0,000 000 01) de um bitcoin. Em outras palavras, a rede não suporta o envio de frações de um satoshi. Como é um limite rígido, parece natural usá-lo como uma unidade, embora atualmente tenha muito pouco valor. A unidade foi nomeada em homenagem ao criador do Bitcoin depois que ele saiu – ele não era tão vaidoso a ponto de nomear uma unidade em seu nome. O plural de satoshi é satoshi: “Envie-me 100 satoshi”.

Outra unidade comum é o bit , um milionésimo (0,000 001) de um bitcoin. Esta unidade é igual a um microbitcoin (μBTC). Alguns bits são vistos por alguns como especialmente lógicos porque têm precisão de dois decimais, como a maioria das moedas fiduciárias. Você pode enviar 1,23 bits, mas não 1,234 bits devido à precisão limitada da rede.

14 – Quanto tempo leva para gerar todas as moedas?

O último bloco que irá gerar moedas será o bloco 6.929.999, que deve ser gerado no ano 2140 ou próximo a ele. O número total de moedas em circulação permanecerá estático em 20.999.999.9769 BTC.

15 – Mas se não forem geradas mais moedas, o que acontece quando os Bitcoins são perdidos? Isso não será um problema?

Por causa da lei da oferta e demanda, quando menos bitcoins estiverem disponíveis, os que restarem terão maior demanda e, portanto, terão um valor mais alto. Assim, à medida que os Bitcoins são perdidos, os bitcoins restantes acabarão aumentando em valor para compensar.. Este é um modelo econômico deflacionário . À medida que o tamanho médio das transações diminui, as transações provavelmente serão denominadas em subunidades de um bitcoin, como millibitcoins (“Millies”) ou microbitcoins (“Mikes”).

O protocolo Bitcoin usa uma unidade base de um milhão de milionésimos de um Bitcoin (“a Satoshi”), mas bits não utilizados estão disponíveis nos campos de protocolo que podem ser usados ​​para indicar subdivisões ainda menores.

16 – Se todas as transações são transmitidas pela rede, o Bitcoin é escalável?

A camada base da blockchain não é muito escalável, mas as tecnologias da camada 2 podem ser usadas para aumentar consideravelmente a escala do bitcoin. O Ethereum é um exemplo que usa contratos inteligentes para construir uma rede onde os pagamentos são roteados ao longo de um caminho, em vez de inundados para todos os pares. Esses pagamentos podem ser quase tão seguros e irreversíveis quanto as transações de blockchain, mas têm uma escalabilidade muito melhor (também suportam pagamentos instantâneos muito mais privados). 

17 – De onde vem o valor do Bitcoin? O que faz o backup do Bitcoin?

Bitcoins têm valor porque são úteis e porque são escassos . À medida que são aceitos por mais comerciantes, seu valor se estabiliza .

Quando dizemos que uma moeda é apoiada em ouro, queremos dizer que existe uma promessa de que você pode trocar a moeda por ouro. Bitcoins, como dólares e euros, não são apoiados por nada, exceto pela variedade de comerciantes que os aceitam.

É um equívoco comum que os Bitcoins ganhem seu valor com o custo de eletricidade necessário para gerá-los. Custo não é igual a valor – contratar 1.000 homens para cavar um grande buraco no chão pode ser caro, mas não valioso. Além disso, embora a escassez seja um requisito crítico para uma moeda útil, ela sozinha não produz nada valioso. Por exemplo, suas impressões digitais são escassas, mas isso não significa que elas tenham algum valor de troca.

Como alternativa, é preciso acrescentar que, embora a lei da oferta e demanda se aplique, ela não garante o valor dos Bitcoins no futuro. Se a confiança nos Bitcoins for perdida, não importará que a oferta não possa mais ser aumentada, a demanda cairá com todos os titulares que tentam se livrar de suas moedas. Um exemplo disso pode ser visto nos casos de moedas do estado, nos casos em que o estado em questão se dissolve e, portanto, nenhuma nova oferta da moeda está disponível (a autoridade central que administra a oferta se foi), no entanto, a demanda pela moeda cai acentuadamente porque a confiança em seu poder de compra desaparece. Obviamente, os Bitcoins não têm essa autoridade central para gerenciar o fornecimento das moedas, mas isso não impede que a confiança se estrague devido a outras situações que não são necessariamente previsíveis.

18 – Bitcoin é uma bolha?

Não, está no preço justo, lembre-se que ninguém o regula, seu preço é dado é função da oferta e procura. Eles só têm valor em troca e não têm valor inerente. Se todos repentinamente parassem de aceitar seus dólares, euros ou bitcoins, a “bolha” explodiria e seu valor cairia a zero. Mas é improvável que isso aconteça: mesmo na Somália, onde o governo entrou em colapso há 20 anos, xelins somalis ainda são aceitos como pagamento.

19 – O Bitcoin é um esquema de Ponzi?

Em um esquema Ponzi, os fundadores convencem os investidores a lucrar. O Bitcoin não oferece essa garantia. Não existe uma entidade central, apenas indivíduos que constroem uma economia.

Um esquema de ponzi é um jogo de soma zero. Os que adotam cedo apenas podem lucrar à custa dos que adotam tarde. Bitcoin tem possíveis resultados ganha-ganha. Os que adotam cedo lucram com o aumento do valor. Os adotantes tardios e, de fato, a sociedade como um todo, se beneficiam da utilidade de uma moeda p2p estável, rápida, barata e amplamente aceita.

O fato de os primeiros adotantes se beneficiarem mais não torna nada um esquema de Ponzi. Todos os bons investimentos em empresas de sucesso têm essa qualidade.

20 – O Bitcoin não beneficia injustamente os primeiros usuários?

Os primeiros usuários do Bitcoin estão arriscando e investindo recursos em uma tecnologia não comprovada. Ao fazer isso, eles ajudam o Bitcoin a se tornar o que é agora e o que será no futuro (espero que seja uma moeda digital descentralizada onipresente). É justo que eles colhem os benefícios de seu investimento bem-sucedido.

De qualquer forma, qualquer bitcoin gerado provavelmente mudará de mãos dezenas de vezes como meio de troca, portanto o lucro obtido com a distribuição inicial será insignificante em comparação com o comércio total permitido pelo Bitcoin. Muitos dos primeiros usuários do Bitcoin negociaram suas moedas com valores abaixo de US $ 1, ou outras quantias pequenas em comparação com os preços contemporâneos.

21 – A perda de carteiras e a quantidade finita de Bitcoins não criarão deflação excessiva, destruindo o Bitcoin?

As preocupações sobre o Bitcoin ser destruído pela deflação não são totalmente infundadas. Ao contrário da maioria das moedas, que experimentam inflação à medida que suas instituições fundadoras criam cada vez mais unidades, o Bitcoin provavelmente sofrerá uma deflação gradual com o passar do tempo. O Bitcoin é único, pois apenas uma pequena quantidade de unidades será produzida (21 milhões para ser exato), esse número é conhecido desde o início do projeto e as unidades são criadas a uma taxa previsível.

Além disso, os usuários de Bitcoin enfrentam um perigo que não ameaça usuários de qualquer outra moeda: se um usuário de Bitcoin perde sua carteira, seu dinheiro desaparece para sempre, a menos que ele o encontre novamente. E não apenas para ele; ficou completamente fora de circulação, tornou-se totalmente inacessível a qualquer pessoa. Como as pessoas perderão suas carteiras, o número total de Bitcoins diminuirá lentamente.

Portanto, o Bitcoin parece enfrentar um problema único. Enquanto a maioria das moedas aumenta com o tempo, o Bitcoin provavelmente fará exatamente o oposto. O tempo verá a perda irrecuperável de um número cada vez maior de Bitcoins. Um número já pequeno será permanentemente reduzido cada vez mais. E à medida que se tornam cada vez menos Bitcoins, as leis de oferta e demanda sugerem que seu valor provavelmente aumentará continuamente.

Assim, o Bitcoin é obrigado a se desviar mais uma vez em território misterioso, porque ninguém sabe exatamente o que acontece com uma moeda que cresce continuamente mais valiosa. Muitos economistas afirmam que um nível baixo de inflação é uma coisa boa para uma moeda, mas ninguém sabe ao certo o que pode acontecer a uma moeda que esvazia continuamente. Embora a deflação dificilmente possa ser chamada de fenômeno raro, a deflação constante e constante é inédita. Pode haver muita especulação, mas ninguém tem dados concretos para fazer backup de suas reivindicações.

De fato, a divisibilidade infinita deve permitir que o Bitcoins funcione em casos de perda extrema da carteira. Mesmo que, no futuro distante, tantas pessoas tenham perdido suas carteiras que apenas um único Bitcoin, ou uma fração de uma, permaneça, o Bitcoin deve continuar funcionando bem. Ninguém pode afirmar ter certeza do que vai acontecer, mas a deflação pode se mostrar uma ameaça menor do que muitos esperam.

22 E se alguém comprou todos os Bitcoins existentes?

Os mercados de Bitcoin são competitivos – o que significa que o preço de um bitcoin aumentará ou diminuirá dependendo da oferta e demanda a determinados níveis de preço. Apenas uma fração dos bitcoins emitidos até o momento é encontrada nos mercados de câmbio para venda. Portanto, mesmo que tecnicamente, um comprador com muito dinheiro possa comprar todos os bitcoins oferecidos para venda, a menos que aqueles que detêm o restante dos bitcoins também os ofereçam à venda, mesmo o comprador mais rico e determinado não possa obtê-los.

Além disso, a nova moeda continua a ser emitida diariamente e continuará a fazê-lo por décadas; embora com o tempo a taxa em que são emitidos diminua para níveis insignificantes. Aqueles que estão minerando não são obrigados a vender seus bitcoins, então nem todos os bitcoins chegarão ao mercado mesmo.

Essa situação não sugere, no entanto, que os mercados não sejam vulneráveis ​​à manipulação de preços. Não é preciso quantia significativa de dinheiro para subir ou descer o preço de mercado e, portanto, o Bitcoin continua sendo um ativo volátil.

23 – O Bitcoin está aberto à manipulação de valor?

O atual limite de mercado baixo do Bitcoin significa que qualquer investidor com bolsos profundos o suficiente pode alterar / manipular significativamente a taxa. Isso é um problema?

Isso é apenas um problema se você estiver investindo no Bitcoin por um curto período de tempo. Um manipulador não pode mudar os fundamentos e, por um período de 5 a 10 anos, os fundamentos vencerão qualquer manipulação de curto prazo.

24 – Por que tenho que esperar 10 minutos antes de gastar o dinheiro que recebi?

10 minutos é o tempo médio necessário para encontrar um bloco. Pode ser significativamente mais ou menos tempo que isso, dependendo da sorte; 10 minutos é simplesmente o caso médio.

Blocos (mostrados como ” confirmações ” na GUI) são como o Bitcoin alcança consenso sobre quem é o dono do quê. Depois que um bloco é encontrado, todos concordam que agora você possui essas moedas, para que possa gastá-las novamente. Até lá, é possível que alguns nós da rede acreditem no contrário, se alguém estiver tentando fraudar o sistema revertendo uma transação. Quanto mais confirmações tiver uma transação, menor será o risco de reversão. Apenas 6 blocos ou 1 hora é suficiente para tornar a reversão computacionalmente impraticável. Isso é muito melhor do que os cartões de crédito, pois podem ocorrer estornos até três meses após a transação original!

25 – O que acontece quando alguém me envia um bitcoin, mas meu computador está desligado?

Bitcoins não são realmente “enviados” para sua carteira; o software usa esse termo apenas para que possamos usar a moeda sem precisar aprender novos conceitos. Sua carteira é necessária apenas quando você deseja gastar as moedas que recebeu.

Se você receber moedas quando o programa cliente da carteira não estiver em execução e posteriormente iniciar o programa cliente da carteira, as moedas aparecerão como se tivessem acabado de ser recebidas na carteira. Ou seja, quando o programa cliente é iniciado, ele deve fazer o download dos blocos e acompanhar as transações que ainda não conhecia.

26 – Quais fatores influenciam o preço do Bitcoin?

  • Declarações governamentais

Os principais fatores que fazem o preço do Bitcoin subir e descer são as declarações oficiais do governo sobre a adoção e o regulamento do Bitcoin. O papel principal pertence ao governo dos Estados Unidos, pois os bitcoins são negociados principalmente por dólares americanos.

  • Meios de Comunicação de Massa

A mídia de massa fornece o elo essencial entre o indivíduo e as demandas da sociedade tecnológica.A partir desta cotação, é fácil adivinhar que os movimentos dos preços do Bitcoin podem coincidir com os eventos cobertos pela mídia de massa. Notícias publicadas por famosas edições da FinTech ou algumas declarações postadas no Twitter por líderes de opinião influenciam as tendências de preços do Bitcoin, pois a maioria das pessoas costuma usar o estado de visão das pessoas e empresas influentes.

  • Demanda

Quanto mais o usarmos na vida cotidiana, mais ampla será a adoção. Enquanto comerciantes como Amazon, Ebay e Google estão adotando bitcoins, a demanda por bitcoins está crescendo, influenciando o crescimento dos preços como resultado. Outros fatores influentes são as ordens de venda / compra colocadas no mercado. Aqui, as leis econômicas usuais são colocadas em ação: mais traders estão dispostos a comprar bitcoins – mais ganhos em bitcoin em seu valor e, se houver mais pedidos de venda, isso resulta em empobrecimento do bitcoin.

  • 5. Altcoins

O mercado de Altcoins também afeta o preço do bitcoin. O surgimento de altcoins graves pode distrair a atenção do público do Bitcoin. Muitos investidores, comerciantes e usuários começam a usar as altcoins que parecem ser mais sérias e prospectivas em seu ponto de vista em comparação com o bitcoin. Por meio deste, observaremos a queda no preço do bitcoin devido à diminuição da demanda.

27 – 1. Qual é o imposto pago pelo investidor quando opera com criptomoedas/criptoativos?

A modalidade de imposto pago é o “Imposto de Renda”, cuja abreviação é IR.

28 – Quem tem que pagar o IR?

O próprio investidor. É sua responsabilidade calcular, declarar as movimentações e pagar o IR de suas operações com criptoativos. Sendo assim, ninguém ou nenhum outro órgão (nem mesmo a exchange ou o banco pela qual você liquida) será responsável por essas tarefas.

29 – O que é considerado criptoativo para efeitos de tributação?

Criptoativo é a representação digital de valor denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço pode ser expresso em moeda soberana local ou estrangeira, transacionado eletronicamente com a utilização de criptografia e de tecnologias de registros distribuídos, que pode ser utilizado como forma de investimento, instrumento de transferência de valores ou acesso a serviços, e que não constitui moeda de curso legal.

30 – Se eu tiver prejuízos em Bitcoin, pago imposto?

Não. O ganho de capital é apurado somente sobre lucro.

 

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta