As 6 fases da independência financeira

porFernando Pinheiro

As 6 fases da independência financeira3 min read

As seis fases de independência financeira nos ajuda a fazer um autodiagnóstico, baseado na premissa de que as grandes mudanças em nossas vidas se dão a partir do reconhecimento da mudança de um trajeto que estamos seguindo.

Os seis passos da independência financeira vão desde uma pessoa sem nenhum tipo de renda, como desempregados e estudantes, até aqueles que se dão ao luxo de comprar coisas desnecessárias. Verifica abaixo cada tipo e motive-se a subir um nível, caso queira. Alguns autores mudam a quantidade de fases desta liberdade, outros dão nomes diferentes, no entanto, em sua essência, essas fases descritas ou etapas são diferentes níveis de capacidade financeira, da escassez à abundância.

FASE 00- DEPENDÊNCIA: Seu estilo de vida depende de outras pessoas para obter apoio financeiro. Você está nesse estágio se seus pais ainda lhe derem dinheiro. Você está nesse estágio se gastar mais do que ganha. Você está nesse estágio se seus pagamentos de dívida excederem sua renda. 

FASE 1 – SOLVÊNCIA: Você pode cumprir seus compromissos financeiros sem ajuda externa. Você atinge esse estágio quando começa a obter um “lucro”, quando sua renda excede suas despesas. Você está usando o excedente para pagar dívidas e cumprir obrigações financeiras imediatas. 

FASE 2 – ESTABILIDADE: Você não tem mais dívidas ruins. Você pagou seus cartões de crédito, empréstimos para automóveis e assim por diante. Você ainda pode ter algumas “boas dívidas” – empréstimos para a faculdade, hipotecas – mas eliminou outras obrigações e construiu um buffer de economia de emergência para se proteger de eventos infelizes. 

FASE 3 – AGÊNCIA: Você tem a liberdade de viver e trabalhar como quiser. Você eliminou toda a dívida, incluindo empréstimos estudantis e hipotecas (ou você tem o dinheiro para fazer isso, se quiser). Você já depositou o suficiente para poder sair do emprego a qualquer momento e não sentir trepidação pelo futuro.

ETAPA 4 – SEGURANÇA: A sua receita de investimento cobre suas necessidades básicas. O dinheiro que você economizou e investiu financia moradias simples, alimentos básicos, roupas essenciais e seguros – mesmo se você nunca trabalhou mais um dia na sua vida.

ETAPA 5 – INDEPENDÊNCIA: A sua receita de investimento suporta seu padrão de vida atual. O dinheiro que você economizou e investiu permitirá que você viva como você vive hoje … até o dia em que você morre. Abrange o básico e o conforto de seus dependentes, se tiver criaturas. Você tem o suficiente. 

FASE 6 – ABUNDÂNCIA: Você tem o suficiente, e algo mais. Sua renda passiva de todas as fontes não apenas financiará seu estilo de vida para sempre, mas também lhe dará a liberdade de fazer o que escolher: entrar no luxo, construir um império comercial, explorar o mundo.

Espero que tenham gostado da postagem, como podem ver, as tarefas parecem simples e são, mas não são fáceis de seguir e dependem de vários fatores como renda, capacidade de poupança e quantia de juros que o dinheiro poupado faz anualmente. Para permitir que esta evolução aconteça, sem um orçamento doméstico, muito difícil ou até mesmo impossível para aqueles que querem formar sua própria fortuna aconteça, mesmo que ganhe 10X mais que a média da população. Para isso, acesse também minha postagem sobre orçamento doméstico, até mais.

Texto adaptado de moneyboss.com

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta