Biografia de Elon Musk

porFernando Pinheiro

Biografia de Elon Musk2 min read

Documentário mostra como nasceu um dos maiores ícones do empreendedorismo e investimentos de risco de nosso tempo, cuja visão desenvolveu empresas que mudaram a forma de transferir e receber dinheiro (Paypal) e de maneiras sustentáveis de energia automotiva (Tesla).

Ninguém poderia afirmar que um garoto nascido na África alcançaria um patrimônio estimado, em 2013, de 6 bilhões de dólares.

Como outros gênios de atualidade, abandonou estudos em uma das mais renomadas universidades do mundo, Stanford, e foi tocar por conta sua pequena empresa de programação. Naquela época, na década de 90, um de seus grandes desafios foi colocar as empresas que estavam somente nas listas amarelas para a Internet.

Após a inclusão de algumas funcionalidades nas páginas de Internet as quais gerenciava com sua empresa, houve um aporte financeiro milionário para comprar tal empresa, lembrando que Musk contava pouco mais de 20 anos de idade.

Ainda com conhecimentos avançados em computação, percebeu que o sistema de pagamentos tradicional era muito lento, podendo um pagamento levar semanas para ser finalizado entre uma pessoa e outra, assim, ele adquiriu uma empresa recente X.com e a desenvolveu conhecida como Paypal, anos mais tarde a venderia por mais de uma centena de milhão de dólares

Sua paixão por computadores e programação se estendeu para automóveis, talvez porque foi um dos primeiros a adquirir, na época em que vendeu sua empresa, um dos carros mais velozes da época, um Maclaren.

Desta paixão por carros nasceu a Tesla, empresa que, após muitos revezes por ter a visão de ser o primeiro carro totalmente elétrico, conseguiu se manter no mercado e produzir em série com a ajuda de financiamento do governo americano.

Sua visão, neste tempo, também se estenderia para fora dos limites da terra, assim nascia a SpaceX.

Após 3 lançamentos de foguete para o espaço, sendo a primeira empresa após a Nasa a enviar uma espaçonave para fora da crosta terrestre, sendo cada lançamento a um custo de mais de 200 milhões de dólares, na quarta tentativa têm sucesso, também neste caso obtendo empréstimo governamental de mais de 1 bilhão de dólares para continuar com pesquisas e melhoramentos na área espacial.

Com cinco filhos e dois divórcios, Elon Musk apresenta uma agenda lotada de reuniões e entrevistas, algumas pistas ele deixou ao que pretende ser o futuro de suas empresas, deixar o carro 100% elétrico acessível para a população de baixa renda e, porque não, deixar as viagens interespaciais também, embora seus foguetes os quais podem ser vistos no espaço na altura de outros satélites orbitais estejam em pleno funcionamento a fim de trazer Internet acessível para pessoas que residem fora dos grandes centros urbanos

Documentário apresenta legendas

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta