BOVA11: vantagens e desvantagens do investimento

porFernando Pinheiro

BOVA11: vantagens e desvantagens do investimento4 min read

Neste artigo trataremos de um dos principais fundos de índice do Brasil, o BOVA11, o qual representa mais de 70 empresas listadas na bolsa de valores, cuja valorização “espelha”, basicamente, o próprio desempenho da Bolsa de valores Brasileira.

O que é BOVA11?

O BOVA11 é um fundo de índice, que, justamente por ser um fundo, é um ativo que basicamente administra um conjunto de ativos, os quais são, ações da própria bolsa de valores, num montante de mais de 70. É um dos ativos mais comercializados na bolsa de valores do Brasil.

Quais são os objetivos e vantagens procurados ao investir em BOVA11?

Os objetivos procurados pelo investidor que deseja aportar capital para este ativo podem ser elencados como:

1 – buscar valorização de sua carteira, uma vez que os ativos do fundo, cujo índice administra, são formados por ações de alta liquidez, bem como tradição de rentabilidade significativa.

2 – diversificar os ativos, uma vez que, dentre os mais de 70 ativos ali descobertos, pode-se investir em vários segmentos tais como área bancária, varejo, estrutura, telefonia entre outras.https://rusbank.net/offers/microloans/

3 – proteção de alta volatilidade, segurança, já que espelha o índice Bovespa, cujas oscilação não são tão altas, excetos em crises extremas como as vistas pela pandemia, embora tenha durado, para a bolsa, somente algumas semanas. O histórico de anos anteriores, numa prospecção de 3, 5 ou 10 anos o índice só se valoriza, com oscilações pontuais para baixo.

Quais são os custos e desvantagens do investimento neste fundo de índice? s

Dentre os custos podemos elencar:

  • 0,3% da taxa de administração, cobrado anualmente, com base na quantidade/volume investido.
  • emolumentos e corretagem que varia de corretora para corretora, não são altas a pontos de inibirem tal investimento, são baixas e alguns casos, zeradas.
  • o custo de capital de entrada, que deve ser contabilizado para cálculo de ROI.
  • Alíquota de 15% sobre o lucro, pois se trata de um fundo de investimento e não de ações em si. Trata-se de um imposto.
  • A desvantagem pode ser destacada como o custo do imposto e taxa de administração, além do fato deste investimento não depositar os rendimentos em sua carteira, sendo, de outra forma, reinvestidos no próprio fundo de investimento

Qual  rentabilidade do Bova11?

No portal da Blackrock, que criou o fundo, podemos visualizar uma tabela de rentabilidade nos últimos anos, onde podemos destacar:

14,5% nos últimos 3 anos;

19,08% nos últimos 5 anos.

No gráfico abaixo, podemos ver que, nos últimos 3 anos, somente o episódio do coronavírus fez com que o índice sofresse uma baixa significativa, no entanto, já recuperou, rapidamente, no mais, só crescimento:

 

Quais os benefícios em investir no BOVA11?

Como elencado na questão acima, são vários os objetivos os quais, de forma congruente, fazem com que o investidor aporte em BOVA11, no entanto, é de se salientar que a diversificação dos ativos minimize o trabalho de se investir nas mais de 70 empresas citadas, uma a uma, incorrendo em custos de emolumentos e tempo para tal. Embora tenha custo tal redução de tempo e dinheiro, por meio da taxa de administração, a mesma não corresponde nem a 1% do investido, sendo vantajoso, portanto.

Para mostrar como é realizada a diversificação, segue uma planilha que mostra as ações que fazem parte do fundo, em termos de porcentagem de participação, as principais.

Outro elemento que o investidor do fundo, uma espécie de terceirizado o qual você paga ao investir neste ativo, é que ele faz a distribuição dos dividendos de forma automatizada, isto é, caso o investidor individual ganhasse os dividendos em sua carteira, este poderia gastar com outras coisa que não fossem a valorização da carteira, para gastos de consumo, por exemplo. Esta abordagem é retratada na filosofia de Warren Buffet o qual não distribui os dividendos para os acionistas de suas empresas, mas sim recolhe os mesmos para reinvestimento nos ativos que administra, tendo retornos médios de 20% anuais, o que é um grande rentabilidade em termos de mercado financeiro.

Quais riscos inerentes deste investimento?

Os riscos do investimento, típicos do mercado volátil da renda variável, é a perda do capital em caso de queda dos ativos principais do fundo, assim como ocorreu em março deste ano, com o advento do Coronavírus, no entanto, para os investidores pacientes, que mantiveram os ativos na carteira por mais algumas semanas, viram seu capital restaurar-se em pouco tempo.

Não levo em consideração o medo injustificado do dinheiro sumir da conta do investidor, pois se você deposita o dinheiro em um banco tradicional, sem medo, não há porque temer o depósito em uma conta de corretora, uma vez que estas fazem parte do Sistema Financeiro Nacional como qualquer outra entidade, tendo a segurança dos agentes fiscalizadores envolvidos nesta rede.

Conclusão

Dependendo do grau de aversão ao risco, considerando as vantagens e desvantagens do ativo, percebe-se que o BOVA11 faz parte de um seleto grupo de investimentos da bolsa de valores brasileira que faz jus a sua alta procura no mercado financeiro, dado seu histórico de crescimento, segurança, diversificação e outros elementos citados ao longo desta matéria.

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta