Como adquirir ações das maiores empresas do Mundo Via blockchain

porFernando Pinheiro

Como adquirir ações das maiores empresas do Mundo Via blockchain4 min read

Adquirir ações de grandes empresas, o que era um recurso somente para pessoas de alta renda, se tornou acessível para as classes C e D, por meio da blockchain, devido a capacidade de adquirir somente uma porção de cada ativo, com menor burocracia

Não são muitas as plataformas as quais vendem ativos tokenizados, além dos tradicionais ativos como Ethereum, Bitcoin, Binance, Cardano, XRP entre outros.

Para se diferenciar neste mercado e atender as pessoas que procuram diversificar suas carteiras de investimentos, uma das exchanges no mercado inovou e tokenizou, isto é, lastreou na blockchain, ativos tradicionais, no caso, ações de grandes empresas americanas, cobiçadas por investidores de todo o mundo devido a sua trajetória histórica de valorização.

Ações como Amazon, Tesla, Nike, Apple, AMD, Microsoft podem ali ser encontradas, confira clicando neste link e acessando a área de equities.

Qual vantagem em comprar ações das grandes empresas americanas em blockchain em vez de corretoras tradicionais?

Além de inscrição relativamente mais fácil para estas exchanges, a quais não exigem, ao menos de imediato, o envio de documentos pessoais, estas ainda permitem, pela característica do contrato inteligente no qual foram escritas, sua divisibilidade, isto é, não é necessário ter uma bagatela de $2.500,00 – dois mil e quinhentos dólares por exemplo para adquirir uma unidade da ação da Google, podendo ser comprado uma parte bem menor, como apenas 5% deste ativo.

Qual primeiro passo a fazer na plataforma para adquirir os ativos de ações tokenizados?

O primeiro passo é enviar alguns fundos para a carteira da Uphold a fim de, depois, adquirir tais ativos. Particularmente, prefiro a versão antiga da plataforma, para tal, uma vez logado, basta clicar em more e depois em switch to classic view.

Após isso, podemos visualizar a opção add funds e depois, a maneira para mim mais fácil, é adicionar fundos pela própria blockchain, de alguma outra carteira, em XRP ou Dash, esta carteira de origem dos fundos pode estar na corretora de sua preferência, Binance, Mercado bitcoin, etc.

Na tela a seguir, podemos verificar que, após a criação da conta na Uphold, o sistema deles nos mostra a opção de depositar a fim de angariar saldo na carteira, para só depois, desta forma, conseguir adquirir os ativos comentados.

Uma vez adicionado o fundo, será necessário baixar o aplicativo da Uphold, pois este têm comércio somente via mobile.

O app está disponível tanto para android quanto para apple.

Uma vez dentro do aplicativo, basta clicar na carteira a qual têm saldo e depois em transact. No caso em tela, converti o valor aproximado de 20 dólares para Microsoft, o que, na cotação atual, equivale a 7% de uma ação inteira.  As opções de envio via conta bancária não explorei muito, creio estar habilitada somente para estrangeiros.

Embora não sirva como recomendação de investimento, somente para fins elucidativos, enquanto o Bitcoin perdeu quase 50% do valor no período de 30 dias, a ação da Microsoft cresceu 12%.

Tais disparidades na diferentes variação nos faz lembrar que praticamente todo o mercado das altcoins podem ser elencadas como small caps do mercado financeiro tradicional, enquanto as ações das grandes empresas americanas, mesmo criptografadas, na blockchain, espelhando o valor do ativo alvo, podem ser consideradas blue chips, devido à grandes somas de movimentação e valor de mercado.

A gigante de tecnologia, recentemente, alcançou o valor de mercado de 2 trilhões de dólares, conforme esta matéria: aqui.

Isto equivale a 4x o valor de todos os Bitcoins em circulação os quais, somados, na data de hoje equivalem a aproximadamente 500 bilhões de dólares.

Na imagem acima, podemos ver a transação por meio do print do celular, onde se adquire somente uma parte da Ação da Microsoft, no valor aproximado de 20 dólares, ou R$100,00. Este valor pode ser vendido mais tarde para lucro ou transferido.

Conclusão

O mercado de criptomoedas não se restringe somente ao Bitcoin e outras altcoins, sendo a tecnologia blockchain interessante para todos os perfis de investidores, inclusive aqueles que têm preferência no mercado de ações convencionais, como as blue chips americanas que têm histórico de valorização importante. A Aquisição de ativos criptografados tem benefícios implícitos de menores taxas de aquisição e flexibilidade de particionamento do ativo.

 

Fonte das imagens: uphold.com; pixabay.com

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta