Como escolher a corretora para compra e venda de ações

porFernando Pinheiro

Como escolher a corretora para compra e venda de ações5 min read

Nesta matéria, irei demonstrar como escolher uma corretora na compra e venda de ações, lembrando que sua escolha não deve ater-se apenas a fatores técnicos e financeiros como taxas e emolumentos, mas sim considerar esta escolha como fator estratégico para o sucesso como investidor

Certamente uma das primeiras perguntas que as pessoas que desejam manter e multiplicar o capital se refere a escolha da corretora.

Além de citar as principais corretoras que considero na escolha do investidor, quero enfatizar um aspecto ainda mais amplo que abrange aspectos táticos e estratégicos na definição deste agente do mercado financeiro, que faz a intermediação entre você e a bolsa de valores.

Quais são as principais corretoras do mercado Brasileiro?

Entre elas estão:

1 – XP investimentos

2 – Clear (cuja empresa faz parte do grupo XP)

3 – Modal Mais

4 – Rico

5 – Toro Investimentos

Quais são os critérios básicos para a escolha de uma corretora?

Os critérios que considero básicos para a escolha de uma corretora, poderiam ser elencados como quantidade de base de clientes e tempo de mercado, o que as corretoras acima citadas passam todas por este critério. Outra medida são as taxas de corretagem, emolumentos e outras tarifas. A maior parte das corretoras citadas acima apresentam isenção na taxa de corretagem, cujo benefício ajudou nos últimos anos a atrair milhares de pessoas para a bolsa de valores, maiores informações de custos operacionais, podem ser consultados nesta matéria da infomoney.

Algumas das taxas são irrisórias, menores que 0,1%, cobrados pela própria pela própria Bovespa, a fim de custear a intermediação da bolsa de valores com a corretora.

Em termos táticos, por qual motivo devo analisar as características técnicas da corretora a qual pretendo investir o meu dinheiro?

Em termos táticos, isto é,  uma abordagem que está entre o planejamento estratégico e o operacional, entendo que conhecer as características técnicas da corretora é como entender as regras do jogo para um jogador de futebol, por mais que este saiba a jogar, se desrespeitar as regras pode facilmente tomar um cartão vermelho e ser expulso, da mesma forma, um motorista mesmo que saiba dirigir, se violar as leis de trânsito é penalizado pela imprudência, podendo ser cassado o direito de dirigir. Da mesma forma, entender se a corretora cobra para realização dos depósitos, saques, se há cobrança de emolumentos, taxas, se estas são fixas ou cobradas em porcentagem, de acordo com o capital investido é essencial.

Este conhecimento das regras do jogo são válidas tanto para aqueles que querem operar no longo prazo, no buy and hold ou para quem quer operar no Day trade.

Exemplo de falta de informação técnica da corretora que pode resultar em má gestão, para investidores de longo prazo.

Um exemplo de possível desenendimento que pode ocorrer para um investidor de longo prazo operando com qualquer corretora, é não desenvolver um sistema próprio de auferição de compra e venda dos ativos. Embora este não seja uma falta da corretora em si, é bom lembrar que as boas corretoras enviam automaticamente um e-mail mostrando, em geral de 1 a 2 dias depois da compra ou venda dos ativos, um e-mail com extrato da operação. Em comparação seria o mesmo se um banco enviasse um e-mail do extrato da conta para você assim que esta conta fosse movimentada. Ter este controle e utilizá-lo para alimentar uma planilha de compra e venda de ações dá segurança para o investidor, além de fazer parte de uma abordagem de ROI. Veja se a sua corretora têm este serviço incluído.

print de tela de um e-mail com extrato de operações realizadas na Bolsa de Valores

Exemplo de falta de informação técnica da exchange que pode causar prejuízo, para investidores de curto prazo, os day traders.

No mercado financeiro, para operar ações, derivativos, índices, cripto ativos você pode escolher investir no curto ou longo prazo, independente da abordagem, a corretora estará lá para intermediar tal operação.

No caso abaixo vou ilustrar uma operação de curto prazo, alavancada, que a corretora informa antes de você operar, isto é, te mostra como funcionam as regras do jogo, se violar, geralmente têm um preço a pagar por isso.

Em cripto ativos por um tempo, poucos anos atrás circulou, especialmente fora do país, a oportunidade de alavancar o capital em uma operação em até 100x! isto atraiu grande número de pessoas para tal estratégia de alavancagem, partindo direto para a corretora, selecionando o multiplicador e aguardando para ver se o mercado iria responder de acordo, na ilusão de ver $100,00 – cem dólares – se  transformar em $10.000,00 – dez mil dólares, ou ainda $1000,00 – mil dólares – se transformar em $100.000,00 – cem mil dólares! grande engano, pois em operações alavancadas desta maneira, na hipótese de entrar comprado, isto é, apostar na alta, caso o mercado mova-se 1% em sentido contrário, todo o capital será perdido, isto é uma regra que visa assegurar a estabilidade e liquidez dos administradores da corretora.

Tais corretoras estrangeiras, para o mercado de cripto ativos, que realizam tal tipo de operação, podemos citar a Bitmex e Bitmex

print de tela mostrando os índices de contrato alavancados no portal Bitmax.

Numa situação análoga, alavancado em 10X, a margem requerida, para que você não seja penalizado e, com isso, removido todo o seu capital na aplicação (da aplicação, não portanto do total depositado na corretora) seria de 5% do movimento contrário, isto é, se entrou comprado, perderia o valor investido se o mercado se direcionasse para baixo.

Conclusão

É possível afirmar que algumas pessoas pedem para perder de maneira inconsciente, ao entrar em determino negócio ou operação sem conhecer as regras do jogo. É claro que estas regras podem ser interpretadas de maneira diferente por cada pessoa, mas estudá-las com afinco, solicitar ajuda de quem mais entende, e verificar os prós e contras, são comporamentos necessários.

Deixe seu e-mail na página inicial ou clique no sino vermelho no canto da página para ser avisado de novas postagem.

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta