Como evitar a corrosão de Capital por meio do swap de stable coin da Tezos

porFernando Pinheiro

Como evitar a corrosão de Capital por meio do swap de stable coin da Tezos3 min read

Uma das grandes preocupações das pessoas que estão migrando para as altcoins e Bitcoin nos últimos meses, é a corrosão de capital causada pela queda nos preços destes ativos, como evitar tal perda é o objetivo deste artigo.

 

É notório como a queda do preço do Bitcoin despencou nos últimos 90 dias, chegando à marca de aproximadamente 50% do valor cotado no mesmo período, como podemos ver na imagem abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: trading view.com

Tal queda causa preocupação aos traders e holders do ativo, até porque, sendo uma referência no mercado de criptomoedas, esta queda traz consigo a queda no preço de muitos outros ativos, correlatos, como Ethereum, Binance entre outros.

Quais foram os motivos para a queda geral dos preços de cripto ativos?

Entre os fatores que causaram esta diminuição do preço do Bitcoin, puxando os demais ativos para preços de semanas e meses atrás, poderíamos elencar vários fatores, como o banimento de empresas de mineração na China, comentários pejorativos de gastos ineficientes de energia na geração de criptomoedas entre outros, mas o que importa é….

Como evitar a corrosão de capital com a queda dos ativos em Criptomoeda?

Há várias estratégias que holders e traders utilizam, sendo elas mais ou menos agressivas, dependendo do perfil de cada um. Uma destas estratégias, talvez uma das mais conservadoras, é realizar o swap do ativo para um stable coin, ou melhor explicando, para uma moeda lastreada em fiat money, no caso o dólar.

Tal medida serve não só para evitar a grande volatilidade existente em outras moedas ou altcoins, mas também, para servir como reserva de valor em moedas às quais, historicamente, têm poder de compra maior do que as outras moedas de países emergentes, como o real e peso argentino, por exemplo.

Cientes que pequenos e grandes investidores ao redor do mundo procuram alocar seu capital ante moedas fortes como libra, dólar e euro, diversos foram os projetos em blockchain para suprir tal demanda.

Plataformas de swap em Tezos auxiliam pequenos e grandes investidores a evitar perda de capital. Uma dessas plataformas é a https://quipuswap.com/ ou mesmo a web wallet da Tezos a Thanos, que pode ser baixada aqui.

Uma vez enviada a quantia de Tezos para tal carteira (web wallet), basta clicar em swap e converter o ativo tezos para usdz, cujo contrato inteligente por ser consultado aqui: https://tzkt.io/KT1LN4LPSqTMS7Sd2CJw4bbDGRkMv2t68Fy9

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom lembrar que, para realizar a operação, assim como ocorre na rede Ethereum, também na rede Tezos será necessário um pouco deste Token, como taxa, para realizar o swap de Tezos (volátil) para usdtz (pouco volátil).

No caso em tela, a operação foi somente para testes, onde converti o equivalente de tezos para 10 dólares em stable coin, e as taxas foram pouco mais que 2 centavos de dólar. Bem mais barato do que taxas na casa de centenas de dólares, para qualquer operação, quando Ethereum estava na alta em seus preços e a rede congestionada.

Após a conversão, o ativo UDSTZ não apareceu diretamente na carteira, precisei clicar em manage e adicionar o contrato do token (listado acima) na carteira para que esta aparecesse, juntamente com outros ativos padrão, listados na web wallet, como o próprio Tezos e Wrapped Tezos.

Conclusão

Com alguns cliques, investidores de qualquer porte podem facilmente evitar a corrosão de capital causada por fortes movimentações no mercado de criptomoedas voltando a sua atenção para as stable coins, ativos lastreados na blockchain as quais espelham moedas-padrão de países como Estados Unidos e Londres, servindo, também, como reserva de valor.

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta