Documentário da Vida de Warren Buffet

porFernando Pinheiro

Documentário da Vida de Warren Buffet2 min read

Documentário mostra como viveu, pensou, principais desafios, método de análise e estratégia de um dos maiores investidores de todos os tempos, considerado o homem mais endinheirado do mundo!

O documentário a seguir, assisti pela primeira vez há pouco mais de um ano, na minha jornada da educação financeira, uma das poucas biografias de investidores disponíveis disponíveis na Internet com produção de alta qualidade, mostra alguns dos predicados de Warren Buffet, alguns deles vistos como defeitos, dependendo do ponto de vista e formação de quem vê, nos fornece, entretanto, um prisma diferenciado sobre os estudos de investimentos.

Por meio da biografia, nos afastamos um pouco dos livros, das teorias e dos conceitos pragmáticos “daquilo que se deve fazer” para a visualização nua e fria do comportamento de um investidor real, de seu relacionamento com família, com seus mestres, com seus filhos e sua rotina diária. Vou elencar apenas 3 aspectos que me chamou a atenção no filme, embora no documentária haja uma riqueza maior de assuntos:

1 – Foco e disciplina – Warren era uma pessoa – e ainda é –  disciplinada e focada no tocante aos estudos de empresas, fazia leitura diária dos balanços das empresas, seus lucros, despesas, fluxo de caixa e demais dados os quais serviriam de fundamento para investir nesta empresa ou não, quiçá comprá-la toda, senão fosse sócio.

2 – resultados acima da média – o que entendo de resultados acima da média, nada mais é do que o resultado automático dos estudos acima da média, pois, como era dedicado naquilo que faz, se tornou, com o tempo, grande especialista, formado em Administração, sabia antecipadamente quais melhores empresas e negócios a investir, mais do que seus professores do colégio. Somente na Universidade veio a ter contato com pessoas que tinham realmente a agregar em seus conhecimentos de cálculo e análise.

3 – solidariedade e caridade – embora a sociedade em geral, especialmente estimulada por textos antigos e mal interpretados, tenham as pessoas endinheiradas como pessoas de má fama, exploradoras, que só pensam em dinheiro, um lado humano foi abordado no documentário, no qual ele é chefe de família, com filhos e esposa, ou seja, provedor de um lar, com missão nobre a se cumprir, além do mais, há uma promessa dele, em conjunto com Bill Gates, a qual metade de toda a sua fortuna será doada. Certamente se cada pessoa na terra doasse metade daquilo que tem a Terra seria um lugar melhor para se viver, sem tantas desigualdades sociais, uma das principais mazelas de nossos tempos.

Espero que aproveitem o documentários, deixe os comentários ao final se gostaram ou não.

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta