Educação Financeira: 30 táticas para melhorar sua renda

porFernando Pinheiro

Educação Financeira: 30 táticas para melhorar sua renda12 min read

Há muitas pessoas que, diante de um problema, em especial financeiro e econômico, tristemente, não sabem fazer outra coisa senão reclamar. Tem muitas dificuldades em procurar soluções, em vez de problemas. Todos temos um pouco deste perfil. Isso pode significar baixo QI em Educação Financeira. Para melhorar isto, segue lista de itens, muitos dos quais etão ao alcance de qualquer pessoa, para incrementar a renda diante da Pandemia em que vivemos.

Não faz muitos dias onde li uma matéria a qual comentava de um sistema de redução de dívida que (supostamente) funciona como nenhum outro. Não pude deixar de rir. Afinal, eles fizeram parecer que existe algum tipo de bala de prata por aí que magicamente fará com que sua dívida desapareça – por uma taxa , é claro.

Adivinha? Não existe. Essa é a má notícia. A boa notícia é que, com um pouco de trabalho duro e foco, você pode fazer isso sozinho. A seguir, algumas táticas para que isso aconteça.

Segue lista de links com as táticas para você ir direto ao ponto que mais lhe atrair:

1- ficar fora de dívidas
2 – Pare de assumir novas dívidas
3 – Construa uma almofada/colchão
4 – Faça um inventário de suas dívidas
5 – Peça por ajuda
6 – Reduza sua dívida existente
7 – Acelere seus pagamentos
8 – Aproveite as ofertas de transferência de dívidas
9 – Faça uma venda de quintal ou comece a vender coisas no Mercado Livre e OLX
10 – Considere alugar um quarto para reduzir ainda mais suas despesas
11 – Escolha um trabalho ímpar para ganhar dinheiro extra
12 – Ganhe mais dinheiro com seu emprego atual …
13 – Encontre um novo emprego.
14 – Ganhe dinheiro extra ao lado com a vizinhança
15 – Consiga um segundo emprego.
16 – Entregue listas telefônicas.
17 – Faça trabalhos de jardinagem.
18 – limpar Casas ou escritórios.
19 – Melhore suas receitas fazendo preparação de impostos de renda
20 – Torne-se uma babá/tutor
21 – Aumente sua renda cuidando de animais.
22 – Torne-se um tutor.
23 – Ganhe mais ensinando um idioma.
24 – Torne-se um professor substituto.
25 – Torne-se um árbitro e consiga uma grana extra
26 – Faça web design freelancer.
27 – Faça alguma escrita freelance e complemente o orçamento doméstico.
28 – Inicie um blog em um nicho lucrativo.
29 – Seja pago para se inscrever em ofertas de avaliação.
30 – Maximize as recompensas do seu cartão de crédito.

1- ficar fora de dívidas (↑topo)

Reconheça o problema Pode parecer trivial, mas o primeiro passo para resolver sua dívida é admitir que você tem um problema. A menos que você esteja disposto a assumir sua situação e se comprometer a mudá-la, ficará endividado por muito, muito tempo. Se você é casado, agora é a hora de sentar e ter uma conversa sincera sobre dinheiro.

2 – Pare de assumir novas dívidas (↑topo)
Essa é uma pergunta difícil, especialmente se você se tornou dependente de cartões de crédito para sobreviver. Se você quiser sair do buraco, precisará parar de  cavar. Se você não tem dinheiro para pagar por algo, não compre. Se você precisar cortar seus cartões de crédito para que isso aconteça, FAÇA-O. Aqui, é importante entender por que você está tendo mais dívidas. Para alguns, é a emergência inesperada (veja a criação de uma almofada abaixo).
Para outros, é apenas um gasto excessivo constante. Uma solução é criar e seguir o orçamento temido.

3 – Construa uma almofada/colchão (↑topo)
Se você planeja viver sem crédito, precisará de uma almofada para lidar com despesas inesperadas – ou seja, um fundo de emergência . Especialistas em redução de dívida, como Gustavo Cerbasi , recomendam economizar 3  a 6 salários para os iniciantes. Obviamente, esse número pode variar dependendo das circunstâncias.
Se você é solteiro e por conta própria, provavelmente pode fugir com menos do que alguém com uma família.

Lembre-se, por mais importante que seja o seu fundo de emergência, você não deve exagerar. Construa-o, guarde-o em um banco local ou em uma corretora online, aplicado e siga em frente. Afinal, suas dívidas continuarão crescendo até você começar a acabar com elas.

4 – Inventário de suas dívidas (↑topo)
No interesse de desenvolver uma estratégia eficaz de pagamento da dívida, você precisa saber exatamente o que está enfrentando. Desenvolva uma lista detalhada de  quem você deve, quanto deve e as condições de pagamento associadas (por exemplo, pagamentos mínimos, taxas de juros etc.). Não deixe nada de fora.

5 – Peça por ajuda (↑topo)
Ligue para os credores da sua lista e pergunte se há alguma maneira de reduzir sua taxa de juros. Por mais  improvável que pareça, essa estratégia realmente funciona. Não, nem todos concordam com isso, mas alguns concordam. E o pior que podem fazer é dizer não. Lembre-se que pedir ajuda não é uma vergonha, mas antes sinal de humildade. A falta de humildade pode significar soberba e arrogância, que é considerado inclusive um pecado segundo textos bíblicos e hindus.

6 – Reduza sua dívida existente (↑topo)
Houve muito debate sobre as melhores estratégias de redução de dívida . Alguns dizem que atacam suas dívidas menores primeiro, enquanto outros dizem que se concentram naquelas com as taxas de juros mais altas. Adivinha? Como você faz isso realmente não importa. O importante é escolher um método e começar.

Para manter-se atualizado sobre todas as suas dívidas e, assim, evitar taxas desnecessárias, envie pelo menos o mínimo devido a cada credor todos os meses.  Depois disso, pegue o dinheiro que sobra e ataque o seu alvo número 1. À medida que suas dívidas começarem a derreter, você poderá direcionar mais e mais dinheiro para o seu próximo alvo.

7 – Acelere seus pagamentos (↑topo)
Se você chegou até aqui, está indo muito bem. Agora é hora de acelerar as coisas. Comece descartando todas as despesas recorrentes e discricionárias e reduza onde mais puder. Qualquer economia extra que você tiver deve ser direcionada para suas dívidas.

8 – Aproveite as ofertas de transferência de dívidas (↑topo)
Com intuito de conseguir novos clientes, alguns bancos compram as dívidas das pessoas a fim de trazerem para suas carteiras, já vi situações de pessoas economizarem 20% das dívidas simplesmente trocando o agente bancário. Isso pode funcionar porque, na troca, um banco paga a vista a sua dívida e a atualiza para um novo saldo devedor.

9 – Faça uma venda de quintal ou comece a vender coisas no Mercado Livre e OLX (↑topo)

Nos dois sites listados acima, há milhares de pessoas visitando as páginas procurando por pechinchas, em vez de comprar algo totalmente novo em lojas como Amazon, Americanas e Magazine Luiza. É aqui que você entra em cena

10 – Considere alugar um quarto para reduzir ainda mais suas despesas (↑topo)

Poco utilizado no Brasil, até porque é ilegal por aqui a sublocação, o aluguel, ainda que temporário de um quarto pode ajudar nas finanças, sites como Airbnb comercializam isso.

11 – Escolha um trabalho ímpar para ganhar dinheiro extra (↑topo)
Direcione quaisquer ganhos inesperados para suas dívidas Cada pedacinho ajuda.

12 – Ganhe mais dinheiro com seu emprego atual …(↑topo)
Um ponto lógico para começar ao tentar melhorar sua vida é se concentrar na sua linha de trabalho atual. Aqui estão três maneiras diferentes de obter mais do seu trabalho:

a) Peça por um aumento.

Uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro extra é obter mais pelo que você já está fazendo. Com isso em mente, você deve trabalhar  para se destacar no seu trabalho, criar um caso e depois pedir um aumento.

b) Posicione-se para uma promoção.

Outra ótima maneira de ganhar mais com seu trabalho é ser promovido a uma posição de remuneração mais alta.
Vá além do chamado do dever no local de trabalho e considere aproveitar todas as oportunidades de treinamento que encontrar. Empregos públicos passam a pagar mais com a apresentação de cursos e treinamentos, portanto, sempre mantenha-se aprendendo algo novo.

13 – Encontre um novo emprego (↑topo)

Uma ótima maneira de aumentar seu poder aquisitivo é obter uma oferta de emprego. Mesmo se for um movimento lateral, e especialmente se não for, trocar de emprego é uma ótima maneira de aumentar seu salário. Infelizmente, agora que a economia está em crise, provavelmente não é o melhor momento para pedir um aumento, pressionar por uma promoção ou procurar um novo emprego. Embora não possa doer tentar, talvez seja necessário procurar outro lugar na esperança de gerar renda extra.

14 – Ganhe dinheiro extra ao lado com a vizinhança (↑topo)

Há um número quase infinito de maneiras de gerar um pouco de dinheiro extra. Seja escolhendo um segundo emprego, fazendo serviços manuais pela vizinhança ou vendendo  coisas, você está realmente limitado apenas pelo seu tempo e imaginação.

15 – Consiga um segundo emprego (↑topo)
Enquanto o mercado de trabalho está apertado e cada vez mais apertado, conseguir um segundo emprego é uma maneira infalível de ganhar dinheiro extra.

16 – Entregue listas telefônicas (↑topo)
Sim, você leu certo, isto ainda existe a empresas de telefonia que não o fazem estão sendo reclamadas pelos consumidores. Você não ficará rico, mas não é particularmente difícil, e você pode fazê-lo em seu próprio tempo.

17 – Faça trabalhos de jardinagem (↑topo)
Mais e mais pessoas estão terceirizando seus cuidados com o gramado. Por que não pegar um pedaço da ação? Você pode ganhar alguns reais  e fazer exercícios de uma só vez.

18 – limpar Casas ou escritórios (↑topo)
Embora este tipo de terceirização não seja comum no Brasil, ainda há boas chances de realizar renda extra com tal atividade. Assim como cuidados com o gramado e remoção de folhas, há uma tonelada de pessoas por aí procurando ajuda em casa.

19 – Faça a preparação de impostos de renda (↑topo)
Empresas de contabilidade estão sempre procurando funcionários temporários durante a temporada fiscal. Você pode procurar alguns escritórios próximos de  sua casa e se informar.

20 – Torne-se uma babá/tutor (↑topo)
A babá pode ser bastante lucrativa – veja quanto as pessoas pagam babás – e também é muito flexível. Embora este papel, em geral, esteja restrito a mulheres, dentro das famílias, entre tios, primos e irmãos um homem também pode exercer o papel de tutor, porque não?

21 – Comece a cuidar de animais (↑topo)
Existem aplicativos especializados para pessoas que querem ajudar as outras pessoas a cuidarem de seus animais por um breve tempo e, ao mesmo tempo, serem remunerados por isso. Nesta matéria você pode ler que existem vários aplicativos para celular os quais facilitam este tipo de serviço.

22 – Torne-se um tutor (↑topo)
Você mora perto de uma escola ou faculdade? Existem assuntos em que você é particularmente bom? Nesse caso, considere aulas particulares em seu tempo livre.

23 – Ensine um idioma (↑topo)
Para aqueles que têm a sorte de serem fluentes em um segundo idioma, você pode ganhar dinheiro ensinando isso para outras pessoas. Em alguns casos,  as pessoas pagam até para conversar durante o café com um “parceiro de conversação”, fluente no idioma que está aprendendo.

24 – Torne-se um professor substituto (↑topo)
Dependendo da sua formação educacional, isso pode ser uma boa fonte de dinheiro, especialmente para mães caseiras que desejam voltar à força de trabalho,  mas desejam horas que acomodem seus filhos.

25 – Torne-se um árbitro (↑topo)
Árbitro de uma liga esportiva local. Por aqui, as ligas esportivas estão sempre procurando árbitros competentes. Geralmente, os jogos são  agendados em horário comercial e são muito bons. Jogos locais costumam pagar R$150,00 por jogo e jogos internacionais pagam em média R$3000,00

26 – Faça web design freelancer (↑topo)
Se você tem as habilidades necessárias, há vários recursos on-line para encontrar apresentações de web design. Se isso não funcionar, bata na porta da sua comunidade. Muitas empresas pequenas não têm muita presença na web e poderiam usar sua ajuda.

27 – Faça alguma escrita freelance (↑topo)
Como é o caso do web design, existem vários recursos on-line para ajudar outras empresas a criarem textos atrativos para seus produtos e serviços. Isso é conhecido como Copy Writer, um tipo de profissão nova em ascensão aqui nas terras brasileiras. Pesquise um pouco e veja se consegue  encontrar algo que atenda aos seus interesses.

28 – Inicie um blog em um nicho lucrativo (↑topo)
Este site é um excelente exemplo do fato de que você pode ganhar dinheiro com blogs. Não é fácil, mas definitivamente pode ser feito. Existem estratégias desde colocar à venda espaços publicitários como criar seus próprios conteúdos exclusivos, direcionados para o público que gosta de seu conteúdo.

29 – Seja pago para se inscrever em ofertas de avaliação (↑topo)
Sites como o hometester ou  Clube dos testadores pagam para você se inscrever para testes gratuitos – você sempre pode cancelá-los.

30 – Maximize as recompensas do seu cartão de crédito (↑topo)
Contanto que você mantenha um controle sobre seus gastos e verifique seu relatório de crédito gratuito, os cartões de crédito-recompensa são uma ótima maneira de gerar um pouco de dinheiro de reserva nas despesas diárias.
Aproveite os bônus de inscrição. Você pode facilmente obter bônus de inscrição que variam de R$5 ,00 a R$150,00 reais quando solicita um cartão de crédito ou abre uma conta bancária.

Conclusão

Há muitas outras opções de renda extra ou complementar que auxiliam na sua jornada em aumentar seu QI financeiro, mas, com certeza, a listagem acima já é um começo, até mais.

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta