O que são dividendos

porFernando Pinheiro

O que são dividendos4 min read

Aprenda o que são dividendos, como se dá o seu pagamento e como se beneficiar deste atrativo do mercado da Bolsa de Valores

O que é um dividendo?

É uma espécie de porção ou dispersão de um pouco da receita da organização, escolhida e supervisionada pela principal equipe gerencial da organização e paga a uma classe de seus investidores. Os lucros podem ser pagos em dinheiro ou em ações extras.

Principais fontes

Os dividendos são parcelas em dinheiro ou mais ações efetuadas por organizações registradas livremente na Bolsa de Valores como uma compensação aos especialistas financeiros/investidores por colocarem seu dinheiro no empreendimento.

Como se obtém  um dividendo?

Na verdade, um dos grandes atrativos dos dividendos, quando se é proprietário de ações, é a característica da “renda passiva”, o que está atrelado ao conceito de um esforço mínimo, quase nulo, pois, para se beneficiar dos dividendos, em tese, não precisa fazer nada, além de manter o ativo em sua carteira. 

Para que não haja entendimentos mal direcionados, este “não fazer nada” é relativo, pois para que a pessoa mantenha, por tempo indefinido, um certo capital investido ela precisou trabalhar previamente e muito provavelmente tenha outras fontes de receita, para que se possa, efetivamente, lucrar com os dividendos.

A diretoria pode decidir dar lucros por períodos diferentes e com várias taxas de pagamento, bem como diferentes datas. Isso significa que o pagamento de dividendos pode mudar de ano para ano, bem como seus valores, dependendo do lucro que a empresa obteve no período.

Aqui seguem dois links interessantes (link 01, link 02) os quais nos mostram uma espécie de calendário de pagamento de dividendos, isto é, qual empresa (ação listada na bolsa de valores) está pagando dividendos no mês corrente. Muitas vezes é expresso em alguns centavos, estes centavos são uma proporção por ação.

Por exemplo, no site meus dividendos, consigo localizar a empresa GEP4 (Rio Paranapanema Energia), cujo valor de ação, neste momento está R$46,00 (quarenta e seis reais reais), e, o pagamento de dividendos consta em R$1,33 (um real e trinta e três centavos) com uma fórmula matemática simples de multiplicação consigo entender, diante deste pagamento (empresas listadas na bolsa ode realizar até 4 pagamentos no ano, caso apresente lucro, equivalente a 4 balanços trimestrais) qual é a porcentagem paga em relação a cada ação = 1,33 / 46,00 = 0,028 x 100  = 2,89, que significa 3%, arredondando para cima. Good right?

Empresas boas pagadoras de dividendos

Organizações maiores e progressivamente estabelecidas, com benefícios cada vez mais surpreendentes, são frequentemente os melhores pagadores de dividendos. Em geral, essas organizações emitem lucros comuns, pois tentam expandir as riquezas dos investidores de maneiras além do desenvolvimento típico. As organizações nas áreas de negócios que acompanham mantêm um registro normal das parcelas de lucro:

  • Materiais fundamentais
  • Óleo e gás
  • Bancos e dinheiro relacionados
  • Serviços de medicamentos e produtos farmacêuticos
  • Serviços de utilidade pública
  • Datas significativas de dividendos

As parcelas de dividendos  seguem uma solicitação sequencial de ocasiões e as datas relacionadas são imperativas para decidir os investidores que atendem a todos os requisitos para obter a parcela de lucro.

Data da Declaração/aprovação: Os dividendos são relatados pela organização pelos executivos na data da declaração e devem ser endossados ​​pelos investidores antes que possam ser pagos.

Data Ex-Dividendos: A data em que a qualificação do lucro termina é conhecida como data ex-lucro ou essencialmente ex-data. Por exemplo, na hipótese de que uma ação tenha uma data de expiração de segunda-feira, 5 de maio, nesse ponto, os investidores que comprarem a ação no dia ou depois desse dia não caberão na conta para obter o lucro à medida que a obtêm ou após a data de vencimento do lucro. Os investidores que possuem as ações um dia útil antes da ex-data – ou seja, na sexta-feira, 2 de maio ou antes – obterão o lucro.

Conclusão

Os dividendos chamam muito a atenção dos investidores por serem uma espécie de renda passiva, é como o recebimento de aluguel de uma casa, cujo trabalho de financiar, comprar ou construir já foi realizado no passado, agora, o momento é de desfrutar seus benefícios, que se dá por meio de pagamentos regulares.

Somente as empresas que apresentam lucro realizam pagamento de dividendos aos seus acionistas, os quais podem receber estes dividendos na forma de juros de capital próprio, os próprios dividendos ou mais ações.

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta