Resenha do Livro Fator de Enriquecimento – parte 01

porFernando Pinheiro

Resenha do Livro Fator de Enriquecimento – parte 014 min read

Atenção: a resenha não é um resumo, isto é, não representa uma cópia ou análise fiel da obra referenciada, são apenas comentários e observações do livro, caso queira adquirir a obra na íntegra, clicar neste link: e-book da amazon.

Livro Fator de EnriquecimentoO autor fala de 5.000 horas para ser realmente especialista em uma área, outros atores, como Kiyosaki comenta, em tempo, sobre 10 anos trabalhando em uma área para se tornar especialista, mostra que sem o mix de marketing digital aliado com conhecimento de business nos dias de hoje, dificilmente um profissional alcançará êxito, não acelera…Mostra que o conhecimento e aplicabilidade de alta performance que é o coach, na prática, com metas e mini metas sendo cumpridas religiosamente…há chances reais do indivíduo alcançar suas metas. Demonstra como a humildade pode auxiliar e muito um profissional, colocando o exemplo dele mesmo ao contratar 9 consultorias em 1 ano nas áreas de mkt digital, jurídica, comercial, impostos e até proteção direitos autorais…

Elencar tabela de peritos

Viste um homem perito em seu ofício? perante reis será posto. Não será posto perante os de baixa sorte”

Provérbios, 22:29

Após, o autor coloca numa tabela o nível de alcance, em termos geográficos e consecutivamente o número de pessoas que o profissional alcança, está relacionado ao nível de sucesso e notoriedade deste profissional. Por exemplo ser considerado o melhor profissional dentro da organização a qual trabalha tem um impacto menor do que ser o melhor da cidade ou do Estado o qual mora, isto está diretamente correlacionado inclusive à renda deste indivíduo. Podemos concluir, portanto que pessoas reconhecidas nacional ou internacionalmente terão, obrigatoriamente uma renda maior do que aquela que é reconhecida como a melhor somente no ambiente organizacional o qual trabalha.

Depois, fiz anotação sobre a fórmula do enriquecimento em si, a qual pode ser definida como:

FE = R x P x I, onde

FE – Fórmula do Enriquecimento

R – Receita total

P – Poupança

I – Investimento

É válido lembrar de colocar, para cada 1000 reais de renda, 1 ponto percentual, então, por exemplo, se uma pessoa ganha 2000 reais, colocar no fator de multiplicação o 2, se outra ganha 5000 reais, colocar 5, um terceiro ganha 10.000, multiplica por 1. Para a porcentagem a ser poupada, colocar um valor cheio para cada casa decimal, exemplo, pessoa poupa 10% de sua renda, equivale a 10, outro poupa 50% de sua renda, colocar 50. Para a rentabilidade, mesma coisa, para cada porcento, colocar número cheio, exemplo, rende 3% ao mês, colocar o fator multiplicador por 3, rende 10%, colocar vezes 10.

No livro, há uma espécie de tabela onde o fator de enriquecimento pode variar do 0 ao 6, (pode avançar até mais) onde 0 é “morto” e 6 é “milionário”, dependendo da renda, poupança e investimento total do indivíduo. Quanto mais ele poupa ou tem receita por exemplo, maior a fórmula do enriquecimento irá o “classificar” dentro dos níveis deste fator, isto é, do 0 ao 6. Esta tabela mostra de maneira quantitativa nossa própria “escala”, e podemos, neste sentido, evoluir financeiramente ao aumentar a receita, poupança ou Investimento, bem como nos observar dentro da escala em qual momento nos encontramos financeiramente.

Na segunda parte, Paulo fala sobre a gratidão, de maneira extensa e com detalhes de como ela pode, muitas vezes por si só, fazer com que o indivíduo faça um salto quântico…para a riqueza, pois o sentir- se rico com os dons naturais que Deus nos deu, como nossa família, amigos, emprego, clientes, alunos..o ar que respiramos, o dom de enxergar..pode nos fazer desprender o dinheiro em si e ver que este e uma ferramenta na mão do grato…

Reafirma tal tese baseado em pesquisas como estudo de bibliografia de feiras…mais de 200 freiras ao escrever sobre si, aquelas que destacavam gratidão viviam mais tempo.

Paulo dá a dica de como eliminar as dívidas, colocá-las em planilha, ordená-las até mesmo com valor de porcentagem do juro, montante e renegociar a dívida caso não consiga quitá-la, se precisar, procurar um advogado, enfim são passos parecidos com aqueles recomendados por Cerbasi, que mostra quantas parcelas, valor do montante, valor parcela etc.. Continua>>>

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta