Resenha do livro Guia do Pai Rico: O negócio do sec. XXI – Parte 03

porFernando Pinheiro

Resenha do livro Guia do Pai Rico: O negócio do sec. XXI – Parte 035 min read

Atenção: a resenha não é um resumo, isto é, não representa uma cópia ou representação fiel da obra referenciada, são apenas comentários e observações do livro, caso queira adquirir a obra na íntegra, clicar neste link: e-book da amazon.

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[…] PARTE 02 -Oito ativos construtores de riqueza

O marketing de rede é um modelo de negócio que chama a atenção porque ajuda o empresário a criar o sucesso para as outras pessoas também.

Logo após, por meio de entrevista, Robert passa a conversar com um amigo John, que o explica o que é marketing de rede..é um sistema onde, em vez de uma grande empresa investir em propaganda e publicidade, dá o retorno financeiro diretamente para aquele que está entusiasmado em vender o produto..pulei algumas partes, pois nunca me desenvolvi nesta área, quem sabe um dia posso voltar a ela..pense em Jequiti, Avon, e outras empresas de produtos de beleza, academia, perfumes, os quais trabalham com um sistema parecido com uma franquia, de revenda de produtos que pagam boas comissões, exigindo tempo, energia em especial para visitas e palestras cujo objetivo final será a venda destes produtos.

Educação do mundo empresarial real

Mesmo sabendo que o marketing de rede pode ser um caminho para a liberdade financeira, mesmo sabendo que este tipo de negócio têm produtos excelentes, ainda assim, o maior destaque se deve à compreensão que este modelo de business permite captar sobre o modo de funcionamento de um negócio no mundo real.

Assim, o autor revela três tipos de educação necessárias para obter sucesso no mundo dos negócios:

Educação acadêmica: ensina a ler, escrever e fazer contas, é importante? sim, mas não um requisito para o sucesso, uma vez que o próprio Kiyosaki afirma que era um estudante nota C, quando se dedicava aos estudos acadêmicos. Hoje é um leitor inveterado, porém lento.

Educação profissional: tipo de dimensão que o ensina a trabalhar para alguém ou para si mesmo, mantendo-o no quadrante de empregado ou autônomo. O autor afirma que também não se deu bem nestes pontos, não conseguindo sequer fazer reservas financeiras.

Educação financeira: é o tipo de educação que o pai rico de Kiyosaki o ensinou a ser, insistiu que ele poderia abandonar o MBA que estava prestes a fazer e se dedicar naquilo que os ricos se destinam a fazer – aprender como funcionam as leis do dinheiro, no sentido de treiná-lo como fazer o dinheiro trabalhar para você e não ao contrário.

Dentre as habilidades que o autor mostra que são imprescindíveis para quem quer atuar no quadrante D, é o de saber organizar seu tempo, suas prioridades e metas. Quando se é empregado isto não é necessário, aliás, define como uma das coisas mais árduas a se aprender é entrar e se manter no quadrante D.

Um dos benefícios, já citado em outros livros do autor, é o de pagar menos impostos quando se é dono do próprio negócio, como carros, equipamentos eletrônicos viagens etc..realmente o imposto para carro empresarial é menor do que para um carro destinado a pessoa física, outra questão interessante é que o dono da própria empresa, como bom administrador, deve mais poupar do que gastar e quem gasta mais, como produtos de uso diário, pagam mais impostos por isso.

Outros requisitos para quem quer aprender a viver no quadrante D: aprender com os próprios erros e seguir em frente, não ter medo de rejeição e timidez.

Outros itens indispensáveis, que o marketing de rede ensina:

  • Ter uma atitude de sucesso;

  • Vestir-se para o sucesso;

  • Superar medos pessoais, dúvidas e falta de confiança;

  • Superar o medo de rejeição;

  • Desenvolver habilidades de comunicação;

  • Capacidade de Lidar com Pessoas;

  • Competências de administração de tempo;

  • Habilidades de prestação de contas;

  • Estabelecimento de metas;

  • Gestão financeira;

  • Habilidades de Investimentos

O autor fecha o capítulo reafirmando que o negócio é por ele indicado há mais de dez anos, e que seus treinamentos são impagáveis a nível de entendimento de como funciona um negócio real no mundo empresarial.

CAPÍTULO 10, ATIVO 02 – Um caminho lucrativo para o desenvolvimento pessoal

O autor defende a utilização deste capítulo, como um fator intrínseco para o sucesso no sentido de que muitos daqueles que chegaram ao topo no mundo dos negócios caíram várias vezes e se soergueram, comenta que Trump, uma vez, nos negócios imobiliários, perdeu 9 bilhões de dólares a ponto de ver um mendigo na rua e saber que estava na vantagem, pois não devia nada financeiramente. O próprio autor disse uma vez ter perdido milhões de dólares na primeira companhia e, portanto, como característica pessoal, descer e subir os degraus do sucesso em alta velocidade faz parte do jogo.

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Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.