Resenha do livro Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois homens, uma mensagem – Parte 02

porFernando Pinheiro

Resenha do livro Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois homens, uma mensagem – Parte 0210 min read

Atenção: a resenha não é um resumo, isto é, não representa uma cópia ou análise fiel da obra referenciada, são apenas comentários e observações do livro, caso queira adquirir a obra na íntegra, clicar neste link: e-book da amazon



Livro nós queremos que você enriqueça[…] A dica de investir pouco a pouco todo mês, poupar e investir é para um perfil específico de pessoas para quem quer se educar ou conseguir capital, para quem quer manter capital também, para aumentar segurança mas não para quem quer realmente jogar para ganhar..vários dígitos.

Todos nós nascemos ricos, nascemos com o maior poder de alavancagem que existe que é a nossa mente, desde nascença, há mais de 400 trilhões de conexões neurais no cérebro, como dizia Napoleon Hill que não serve somente para manter as funções básicas do corpo como temperatura, fome sede, equilíbrio e necessidades sexuais em funcionamento, mas sim para dirigir hábitos, criatividade, imaginação, intuição..

Trump diz que só o medo que afasta as pessoas de investirem em vez de somente pouparem. Ainda que você não tenha o dinheiro e capital agora para investir, não significa que sua mente também esteja parada ou estacionada para procurar os meios para a realização de tal façanha.

Você consegue usar o dinheiro dos outros para sua alavancagem, consegue usar algum dinheiro externo a fim de pagá-lo e se multiplicar? como reduzir risco e aumentar os rendimentos? como encontrar grandes investimentos? como identificar bom do mal negócio? como investir com menos do seu dinheiro e com mais dinheiro dos outros? como obter experiência sem arriscar dinheiro? Como lidar com perdas? Como encontrar bons consultores, corretores, advogados?

Não é a busca pelo dinheiro que me faz feliz, mas a busca pelo conhecimento, pela experiência e pelo prazer de ajudar outras pessoas, o dinheiro é um marcador, um velocímetro para ver a velocidade e quilometragem do caminho que percorro, segundo Trump.

Tempo é mais importante do que dinheiro, uma vez que com ele você aprende mais, dinheiro se recupera, o tempo não, tempo é a palavra mais falada em inglês.

Há 168 horas na semana, quantas horas gasta com cada item? com treinamento? com capacitação, com família? a vida é como um cartão de crédito de tempo nos dado o qual vai ser cobrado de ti.

Robert afirma que quando há a dica de diversificação é porque os investidores assim não tem controle sobre aquilo que investem, Robert geralmente investe em imóvel porque tem controle sobre aquilo que investe ele dá exemplo de que não pode dirigir um carro sem câmbio, acelerador, volante, seguro freio entre outros. Inclusive carteira de habilitação…na área de investimentos é o mesmo, tem que haver todas estas características por que senão você perde o controle.

Carteira de habilitação – é o mesmo que curso de capacitação para treinamentos, não deve confiar em alguém sobre seus investimentos se esta pessoa não tiver a formação para tal, um curso técnico bom ou o nível superior para tal.

Freios – São os equivalentes aos seguros e outros planos para minimização de perda, até mesmo para investir, dentro da plataforma Home Broker, temos ordens de compra e venda com propriedades chamadas start e stop, para começar a vender ou a comprar a partir de preços previamente estabelecidos, a fim de não ficar sujeito a grandes oscilações de mercado.

Volante/direção – Seria conhecimento prévio para onde direcionar seus recursos, ou seja, deve haver conhecimento e habilidade suficiente direcionada para um fim específico, como por exemplo multiplicação de capital, aposentadoria tranquila, alcance do primeiro milhão de reais entre outros a fim de que os investimentos não se percam ou se diluam com a falta de comprometimento e visão de longo prazo, onde quer chegar? qual o ponto onde quer rever suas metas e objetivos?

Acelerador – É uma das peças fundamentais do investidor, pois é a motivação para que o carro, ou seja, seu patrimônio, continua em evolução, esta motivação ou desejo ardente da liberdade financeira deve ser periodicamente alimentada por pequenas metas alcançadas, como por exemplo com uma viagem doméstica, um encontro com amigos de longa data, a realização de um curso que vá trazer uma certificação reconhecida por toda a vida entre outras pequenas recompensas que nos motivarão a continuar em frente.

Combustível – Eu colocaria o combustível em tal comparação aos rendimentos obtidos com os investimentos. Se investimos tempo, dinheiro e estudo para alcançar determinados objetivos, devemos de vez em quando sempre reabastecer o carro de nosso patrimônio colocando sempre novo diesel, que são os resultados dos lucros, juros compostos, rendimentos de ações, títulos públicos, recebimentos de aluguéis e outros rendimentos que quando queimados com a motivação de continuar em frente, fazem o patrimônio do veículo continuar na jornada.

Dão o conceito de alavancagem, usar o dinheiro e tempo dos outros para seu benefício, para uso da lucratividade. Robert ao meu ver não é específico em exemplos nesta parte de como utilizar a alavancagem, em especial em termos de “dinheiro dos outros”, creio eu que, o aumento do patrimônio, mesmo adquirido com consignados, consórcios e financiamentos, isto é, com dinheiro que não é seu, mas sim do banco, ainda assim é contabilizado, pela Receita Federal, como patrimônio adquirido, o que é quase que imediatamente contabilizado pelos bancos os quais oferecem mais crédito a cada nova aquisição. No caso dos autores eles são mestres em alavancagem, isto é, adquirir créditos ainda que de terceiros, por exemplo a juros de 10% ao ano, mas aplicar em um negócio que renda 60% ao ano. Com isso a dívida anterior é paga integralmente e resta o lucro para novos investimentos.

Kiyosaki comenta do poder da criatividade, do lado direito do cérebro, que é sobre o lado espacial, emoção, em contraste com aquelas de cérebro esquerdo, com aquelas que se ocupam com números e outros dados matemáticos. Destaca a criatividade como vantagem competitiva.

Trump destaca a questão do tamanho de seus escritórios e dos escritório de Robert, dizendo que são compactos, enxutos com pessoas focadas e determinadas para resultado..sem exageros. Você já ganhou dinheiro com sua criatividade? qual importância de sua criatividade em seu trabalho? desenvolva-a..Pense grande! vide palestra do foco de Donald Trump, que se resume em: O que deveria estar pensando agora? é o poder do foco, da concentração, de pensar nos mínimos detalhes primeiramente para depois ir num crescendo de tamanho, até a execução de grandes projetos..além de ter seu próprio momento.

Não adianta ter paciência, mas sim ter seu tempo para reunir energia, disposição e garra suficientes, cada dia é um dia de aprendizado, se pergunte, o que posso aprender de novo hoje? e as portas do conhecimento e prática se escancarão para ti.

Se especialize em sua área de conhecimento, a base do sucesso em seus empreendimentos é o caminho básico e sustentável do conhecimento, do saber fazer, know how..

Outra dica infalível: esteja apaixonado pelo que faz, e, se está momentaneamente fazendo algo que não está amando, o qual está contando as horas para passar, use a frustração como combustível para chegar onde quer ir, seja a execução de uma profissão desafiadora ou como simplesmente viver a vida de seus sonhos, se está frustrado é porque sabe que poderia estar produzindo mais e melhor em outro local ou porque simplesmente está esperando que a posição atual em que se encontra irá satisfazer suas necessidades e desejos, o que não acontece. Nunca, nunca desista de seus sonhos de suas metas, somente perdedores desistem de seus sonhos, são pessoas fracas e sem foco, mantenha o foco e nunca desista – Never give up!

Cada um tem um potencial único, um gift para dar em contribuição para o mundo, descubra-o e será feliz.

O livro ainda nos mostra o conceito de sistema como quando tiver empresa, por exemplo a rede do Mcdonald’s é uma sistema, uma máquina de fazer dinheiro, fácil de administrar, a maioria das empresas contrata pessoas com nível médio para operar…empresas que contratam altos técnicos com altos salários mas que não tiverem sistema eficiente nunca irá conseguir se expandir. Pense criativamente, você está confortável? há como sistematizar seu negócio? há como criar sistemas automatizados para vender suas ideias, cursos ou mentorias? se não tivesse medo de fazer e já tivesse tais vendas em suas mãos, o que você faria, quais benefícios traria para sua vida?

Fazer a mesma coisa da mesma forma vezes seguidas é insanidade. Inclua uma ação para cobrar de si mesmo. Procure seminários e cursos, visitar corretor de imóveis.

Neste capítulo eles comentam sobre a previsibilidade da riqueza, dizendo que a riqueza é algo matemático, Trump diz que vários de seus empreendimentos foram sistematicamente calculados, entrou para vencer, desde a sua atitude até mesmo suas projeções num jogo de ganha-ganha.

Robert e Trump, no capítulo 14, são convidados a falar da influência de seus pais em sua vida. Robert, sendo o primeiro a explanar fala que seu pai foi professor na escola primária e depois, vários anos como professor universitário, neste meio tempo foi secretário de educação no Hawai. Ele basicamente lutou a vida toda pela educação ganhando prêmios por bem desempenhar estas tarefas, mas ao final da vida, infelizmente precisou passar os dias em frente à televisão, com alto nível de educação, era PHD, com uma renda razoável. Robert era conhecido na escola por ser filho de uma pessoa influente, porém sem dinheiro.

Seu pai acabou por ter amigos e colegas tendo virado as costas para ele, pois seu pai queria revolucionar o ensino do Estado, mas o Estado não investia em educação, mesmo tendo orçamento na casa de mais de um bilhão de dólares. Seus amigos ficaram com medo de perder o emprego. Portanto, Robert aguardou 1 ano a morte do seu pai para publicar, como o próprio título do livro mostra, “Pai Rico pai Pobre”, dizendo que preferia seguir os passos do pai de seu amigo, que, sem nível superior de ensino, tendo apenas a 8ª série conseguiu passar a vida toda colocando projetos em execução, sendo investidor e empreendedor, em um estilo de vida mais saudável, excitante e nem um pouco menos inteligente.

Continuaria com a bandeira da educação, mas de uma forma mais cativante, podendo alcançar outros e maiores círculos. Já Trump viu seu pai ganhar fortuna desde cedo, pagando cursos universitários para a família, portanto seu nível financeiro tinha de ser ainda maior, pois nasceu com todas as condições de melhoria, embora, se perdesse tudo, sabia que tinha as ferramentas para chegar em nível similar em apenas 5 anos. Continua>>>

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta