Resenha do livro Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois homens, uma mensagem – Parte 01

porFernando Pinheiro

Resenha do livro Nós Queremos que Você Fique Rico: Dois homens, uma mensagem – Parte 019 min read

Atenção: a resenha não é um resumo, isto é, não representa uma cópia ou análise fiel da obra referenciada, são apenas comentários e observações do livro, caso queira adquirir a obra na íntegra, clicar neste link: e-book da amazon

Livro Nós queremos que você enriqueçaNo início do livro, Robert vai ao encontro de Donald Trump, o qual considera muito superior a ele, em termos financeiros, uma vez que ele era “apenas” um milionário e o Trump um bilionário.

Eles se encontram, anteriormente, em um evento onde foram dar palestras, e foi ideia de trump convidá-lo a escrever um livro, uma vez que Trump costumava falar de negócios imobiliários e Robert falava de economias e educação financeira, o que gerava a mesma coisa que era aumento da renda e patrimônio das famílias.

Depois de analisar a oferta durante algumas semanas e quase desistir da ideia por se sentir não merecedor de tal convite, Robert resolve visitar Trump eu seu enorme prédio em Nova York e decidir, de uma vez por todas, qual tema irão abordar neste novo livro. Ambos já tinham escritos outros livros antes, gostaria de continuar alertando os americanos sobre o falido sistema de saúde, o qual era insustentável para as próximas gerações, uma vez que entre as décadas de 40 a 60 havia ocorrido um boom de nascimentos de crianças, ou seja, uma aumento populacional que traria custos no futuro.

Deveria haver, quando estas pessoas estivessem na idade de se aposentar, um número igual ou até mesmo superior de pessoas contribuindo para o sistema de saúde para que os caixas do governo tivessem dinheiro suficiente para pagar suas aposentadorias. Mas não era isso que estava ocorrendo, pois um número menor de pessoas estavam nascendo e inclusive com outra mentalidade diferente daqueles baby boomers, que eram pessoas que gostavam da tradição, do foco, da amizade, dos relacionamentos humanos, as novas gerações que estavam vindo eram jovens mais imediatistas, que gostavam de resultados rápidos, que preferiam mais a experiência, velocidade do que a tradição.

Assim, este livro intitulado, “Queremos que você enriqueça” continuará com o foco de alerta para o fim da aposentadoria bem como para dicas de enriquecimento e aumento do patrimônio familiar, ou seja, casando as habilidades de ambos os escritores.

2º bloco de leitura

Neste bloco, O filho do pai rico faz uma espécie de previsão, dizendo que haverá o fim da classe média, portanto a continuidade somente da classe menos favorecida e a classe alta. Alguns dos argumentos por estes indicados é que as economias mundiais antes reconhecidas apenas como países em desenvolvimento, ou seja, países que não são exatamente pobres ou imaturos, e nem fortes e estáveis como países europeus e da américa do norte como a China e índia, se tornam cada vez mais expressivos, podendo tornar-se tão grandes como a américa do norte nos próximos anos, portanto estão crescendo e se tornando ricas. A classe média, dentro destes países, ou se locomovem para sua educação financeira, ou serão sugadas pelas famílias mais ricas e com mais recursos. Robert mostra isso claramente quando começou a seguir instrução de seu pai rico procurando aumentar sua renda e fazendo um trabalho extra, além daquele formal que já atuava. Fez isso não somente por causa da renda mas sim para “entrar” diretamente em um mercado pouco explorado, por oferta e demanda, havia poucas pessoas interessadas em petróleo e então foi prestar seus serviços a esta empresa. Sua visão se alargou bastante em termos financeiros não porque passou a ganhar mais, mais porque encontrou uma realidade totalmente nova, que é um rico mercado de oportunidades para aqueles que sabem onde investir seu tempo e dinheiro.

Enquanto em seu trabalho formal trabalhava arduamente para vender aparelhos da xerox cujas vendas caiam drasticamente quando a economia se contraía, por exemplo com o aumento da energia elétrica, já as vendas de concessões em impostos, para aqueles que investiam 100.000 dólares em petróleo era 4 X superior aos investimentos ou seja, eles ganhariam isenção de impostos na casa de 400.000 dólares.

Com isso ele via ricos ficando mais ricos, com o negócio certo e pobres ficando mais pobres, com menos poder aquisitivo, desde que estivessem no negócio errado, com foco e energia sendo desperdiçados.

Trump entra na fala dando pitacos mais ou menos na mesma linha, dizendo que deve haver foco, e determinação onde há vantagem competitiva e financeira, dizendo que quem tem mais tem o dever e missão de ajudar quem tem menos mas com educação e não com migalhas, aquele que deseja enriquecer deve fazer perguntas, questionamentos de como chegar lá: estou no ramo correto? como faço para ganhar mesmo em épocas de crise? o que é crise? é somente para mim ou para todos? qual o caminho que devo percorrer para superar este obstáculo?

Como se deu a crise nos Estados Unidos…dívida gerando dívida, dinheiro falso, lastreamento não computável pelo ouro, excesso de confiança pelos governos emprestadores de dinheiro, falta de instrução financeira até mesmo por aqueles que estavam no poder, somente empurrando com a barriga as dívidas e vendo no aumento exagerado de consumo, a felicidade e bem estar do povo, em vez de gastar com sabedoria…menos do que se ganha..o povo de todas as classes esperando os benefícios do governo a fim de compensar a alta inflação e baixo poder de compra…e, como tal se apresenta como uma pirâmide de ponzi, insustentável, a educação real financeira é a única solução para o indivíduo no micro mundo, os ricos estando cada vez mais no poder ocupando cargos políticos e a falta de representatividade da classe média, comodista esperando que outros façam por ela aquilo que ela pode e deve fazer por si mesma.

Edmund Burke: Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la

Einstein: A mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao seu tamanho original

Dicas como outros mestres afirmam..diversifique seus investimentos, não coloque tudo numa cesta só, ao menos quando tiver um patrimônio significativo.

Comentam também que, dependendo da mentalidade do indivíduo, este nunca poupa, uns poupam pouco, outros poupam para não perder, para adiar consumo, outros, aqueles de mentalidade rica, poupam para multiplicar, ou seja para ganhar e não pouco.

Resumo do capítulo 6

A extensão do braço de um homem deve superar o seu tamanho…eles explicam agora os fundamentos do 90/10 e porque as pessoas tem medo de investir, não investem para ganhar mas para reter, não deixe as notícias informarem sobre você, mas sim, descubra-se e se defina por si mesmo, tu és o seu sonho e suas metas não apenas números.

Investir deve ser considerado um jogo, algo divertido, não uma luta, algo com que se sobrevive ou morre, ou ainda um cassino, que nada mais é do que um jogo de azar.

E” Empregadoaquele que estuda a vida toda para ser funcionário, ter a segurança do emprego e usufruir benefícios do governo na aposentadoria.

A” Autônomo/especialistaaquele que vende seus serviços de especialista para uma empresa, está na vantagem do empregado, pois consegue uma “renda extra” para não ficar duro na maior parte do mês, mas ainda com pouco conhecimento sobre investimentos e multiplicação de renda, bem como dos benefícios da categoria seguinte.

D” Dono da empresaestá sempre a caça de talentos, de pessoas que consigam resolver os seus problemas com eficiência e eficácia, a fim de deixar tempo para que eles possam passar com sua família amigos e gerenciar suas riquezas, é o quadrante que mais se beneficia das isenções fiscais e portanto tem mais facilidade de enriquecimento do que empregados e autônomos, que veem parte de sua renda suada comida pelo governo.

I” Investidor é aquele que tem todos os benefícios do dono de empresa, pois deixa de pagar boa parte dos impostos se beneficiando com tal, pois coloca sua renda no desenvolvimento econômico do país e é aquele que realmente ganha como sócio, vendo suas aplicações se multiplicarem nos negócios que mais gostam como imóveis, tecnologia, infra estrutura, ações em gerais, bolsa de valores etc.

O empregado é o que mais perde a nível de investidor e dono de empresa. Seja dono de empresa e investidor. O sistema educacional nos treina para ser empregados..assim você se verá dependendo da figura do empregador.. poderá sofrer pois este é o mais frágil a nível financeiro. Um valoriza a segurança outro valoriza a liberdade.

Nós somos os atores e escritores de nossa própria vida, que cenas e ambientes você quer ver e assistir ao mesmo tempo?…o livro diz para ter uma auto visualização do quadrante que quer estar dá uma dica prática de escrever em um caderno as vantagens e benefícios de cada quadrante..O governo valoriza aquele que criam empregos, por isso eles conseguem se manter como investidores ao longo do tempo….trabalhar duro é bom…quando a mentalidade é de trabalhar duro para achar quem pode fazer aquilo que nós fazemos enquanto temos tempo para ganhar dinheiro….quem muito trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro…usar dívida como alavancagem…usar a dívida como multiplicação de dinheiro..portanto, usar o dinheiro dos outros como estratégia para ganhar mais, a fim de não aumentar a dívida.. usar a dívida boa para seu benefício, e não usar a dívida ruim..Robert e Trump usam as dívidas para comprar imóveis.. a fim de obter mutuários que o usam como dívida sagrada por toda a vida..

Assim como Marcelo Veiga, o Robert critica os chamados fundos mútuos, devidos as altas taxas de administração, acredito que são equiparáveis aos fundos de investimentos, Veiga chama estes fundos de fundos de poço, pois seu dinheiro rende muito pouco pagando taxas de administração caras, os ricos não se importam por pagar taxas altas desde que os rendimentos os superem e muito. Continua>>>

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta