Vantagens e desvantagens de investir em prata

porFernando Pinheiro

Vantagens e desvantagens de investir em prata6 min read

Saiba como e porque investir em prata, bem como suas vantagens e desvantagens, entenda porque o investimento em prata é único, ainda que não seja o único material precioso na natureza, como o ouro e o diamante.

Por que investir em prata?

Com a economia global em uma situação imprevisível, não é surpresa que o comércio de metais preciosos tenha disparado. O ouro está no limite de seus maiores máximos, com os comerciantes migrando para um porto seguro mais tradicional, como é comum em tempos de incerteza econômica.

Não apenas o ouro, porém, está vendo um aumento na demanda. O comércio de prata, muitas vezes visto como o segundo metal precioso mais popular para o comércio, saltou para seu próprio recorde de vários anos. Negociada por perto de US $ 28, a prata avançou quase 30% somente neste ano. Com isso em mente, você deve estar se perguntando como entrar em ação? Temos tudo o que você precisa saber sobre como começar a negociar prata, além de tudo o que você precisa saber sobre o mundialmente famoso metal precioso.

O que influencia os preços da prata?

Ao contrário do ouro, que permanece praticamente inalterado pelos movimentos usuais de oferta e demanda, os preços da prata podem flutuar com base em vários fatores. Nesse sentido, a prata desempenha um papel duplo. Sim, tem características semelhantes no sentido de ser visto como reserva de valor e, em certa medida, um investimento porto-seguro, embora o seu valor também possa ser fortemente influenciado pela procura dos setores que utiliza.

Força da moeda: semelhante à relação que você verá entre a moeda principal (USD) e o ouro, a prata também tem uma relação inversa com o dólar. Isso significa que, quando o dólar está fraco, os preços da prata tendem a subir. O oposto também é verdadeiro: em tempos de dólar americano forte, o preço da prata tende a cair.

Política fiscal: aqui podemos usar a política fiscal como um apanhado, não apenas para a inflação e as taxas de juros, mas também para a política governamental de compra de barras de prata. Todas as três coisas podem fazer muito para alterar o preço da prata. É uma grande proteção contra o aumento da inflação, enquanto taxas de juros mais baixas também tendem a levar as pessoas a investir em prata e outras commodities.

Demanda prática: O outro lado da prata é que ela é amplamente utilizada na indústria. Isso é particularmente verdadeiro em aparelhos elétricos, dispositivos médicos e circuitos. A demanda nesses setores também é um fator chave nos preços de mercado do metal precioso.

Vantagens dos investimentos em prata

A prata tem algumas vantagens distintas como um investimento negociável:

  • É mais barato que ouro. Você pode obter tanta proteção contra crises com a prata quanto com o ouro a 1/17 do preço.
  • Você pode vendê-lo em parcelas menores. Às vezes, você pode precisar vender alguns ativos de investimento para cobrir uma despesa. Em vez de vender uma onça inteira de ouro, você pode lucrar com uma denominação muito menor de prata.
  • É um ativo otimista. Em um mercado em alta, os preços da prata sobem muito mais rápido que o do ouro.
  • É melhor do que dinheiro. Esta é uma boa razão para possuir alguma prata física. Prata e ouro são as formas mais verdadeiras de dinheiro porque você não pode reproduzi-los facilmente. A prata é original e rara. Robert Kiyosaki refere-se a prata e ouro como dinheiro Divino, pois é gerado na natureza, sempre aumenta de preço, dinheiro de papel é gerado pelo homem e se desvaloriza om o tempo (inflação)
  • É um ativo escasso e limitado.  Assim como o Bitcoin, a prata apresenta uma das características principais de um ativo ser considerado dinheiro de verdade, que é ser escasso, não sendo disponível a todos, e limitado, sendo sua produção/extração de difícil aquisição, sendo uma espécie de raridade. O dinheiro de papel não tem esta característica no sentido de poder ser impresso à vontade pela vontade dos governos.

Desvantagens dos investimentos em prata

Alguns dos atributos de prata contribuem para suas desvantagens. A maioria das desvantagens se aplica à propriedade física de prata:

  • É um ganhador pobre. A prata é principalmente um investimento de salvaguarda. Para retornos apreciáveis, ele não tem um desempenho tão bom quanto o imobiliário e outros investimentos.
  • Não é líquido. É raro que você possa trocar prata física por produtos em sua cidade. Você precisa converter prata física em dinheiro, e isso pode demorar um pouco.
  • O roubo é possível. Manter prata física implica o risco de perda ou roubo.

Veja o Histórico de preço da prata em dólares

Em especial por causa da crise mundial, commodities como a prata tem valorização substancial

 

Onde adquirir prata?

A primeira maneira mais simples que considero é comprar o metal via moedas ou barras, estas podendo ser encontradas no Mercado Livre ou diretamente com vendedores do material, desta forma o ativo é encontrado de forma mais acessível, lembrando que a prata utilizada como investimento é a chamada 999 (99,9%), que significa seu grau de pureza, outros níveis de pureza como 70, 80% podem ser chamadas de prata de lei, mais utilizada para jóias ou componentes eletrônicos,  depois é via fundos de investimento que adquirirem papeis com lastro no metal. Ainda podemos investir diretamente no ETF SLV (iShares Silver Trust), que é um dos ETF’s mais famosos do mundo para o metal.

Fundos de investimento em prata

No Brasil é praticamente impossível encontrar um fundo de investimento em prata. Observando tal oportunidade, a Vitreo tem um fundo  voltado 100% ao investimento no metal.

Cobrando apenas 0,25% de taxa de administração e nenhuma taxa de performance, o fundo promete seguir a cotação da commoditie e se apresenta como opção mais prática no Brasil.

iShares Silver Trust

Para quem já possui cadastro em corretoras no exterior, basta procurar pelo ticker SLV e fazer seu investimento. Importante lembrar que para os brasileiro há isenção de imposto de renda para vendas totais de até 35 mil reais em bolsa estrangeira, um grande diferencial.

Conclusão

Sendo um minério bem mais barato do que o ouro, este ativo físico se torna uma oportunidade para pequenos investidores, os quais estão iniciando uma carteira de investimento ou ainda para quem quer diversificar, embora apresente riscos como preço volátil e possibilidade de roubo, como citado na seção vantagens e desvantagens, historicamente se mantém como um dos melhores ativos do mundo, devido a sua escassez e reserva de valor.

Imagem: Image by Walter Freudling from Pixabay

 

Sobre o Autor

Fernando Pinheiro administrator

Fernando Pinheiro é formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Empresarial. Professor convidado em várias Universidades do Noroeste e Norte do Paraná, montou este blogue sobre Finanças e Investimentos para ajudar a você se tornar mais próspero.

Deixe uma resposta